Conecte-se Conosco

Amazonas

SES-AM recebe doações da ACNUR para população de Boca de Acre afetada pela enchente

Publicado

em


Entre os itens doados estão mosqueteiros para prevenir o contágio de Dengue, provocado pelo Aedes aegypti

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta terça-feira (09/03), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), 1,4 mil itens de produtos de primeiras necessidades para atender à população do município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus), afetada pela enchente dos rios Purus e Acre.  Os produtos foram levados para a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) e de lá serão direcionados ao município.

A doação atende ao pedido da SES, como parte do enfrentamento aos problemas provocados pela enchente nesse município. De acordo com o secretário executivo de Assistência do Interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo, mais de 15,4 mil pessoas sofrem com as alagações em Boca do Acre.

“Quando estivemos no município, detectamos também a necessidade de dar apoio assistencial às famílias”, afirmou. “Entramos em contato com a ACNUR que está fazendo a doação ao município de colchões, kit para higiene masculino e feminino, kit familiares, outros insumos e equipamentos, como mosquiteiros para atender a população”, afirmou.

Cassio Espírito Santo lembra que, além de atender necessidades básicas da população atingida, itens como os mosqueteiros também têm impacto na prevenção de doenças, como a dengue. “É uma preocupação nossa, porque com a cheia das águas tem aumentado os casos de dengue e esses itens vão ajudar a população, amenizando o sofrimento de muitos e ajudando na prevenção”, afirmou.

Doações – A ACNUR doou 300 unidades de colchões solteiro, capas de colchão, mosqueteiros e garrafas com capacidade de 10 litros para transportar água. A lista também inclui 200 kits de higiene familiar e feminina, 100 de cada, e 20 camas. Também está prevista a entrega, nesta quarta-feira (10/03), de mais 300 kits de limpeza e 300 kits de higiene masculina.

As doações da ACNUR, vieram do armazém da agência, localizado em Boa Vista (RR), e foram entregues na manhã desta terça-feira (09/03), na sede da Cema, localizada no bairro Praça 14, zona sul de Manaus. Os itens, armazenados na sede da central, serão retirados e transportados da capital para Boca do Acre pela prefeitura do município.

“O ACNUR trabalha em conjunto com as autoridades locais para assegurar apoio e fortalecimento de capacidades, beneficiando tanto refugiados quanto a comunidade de acolhida. Desde o começo da pandemia, a agência tem colaborado com a SES-AM para que as medidas de prevenção e resposta do sistema público de saúde possam ser fortalecidas e estamos apoiando na situação de emergência em Boca do Acre”, declarou a chefe do escritório do ACNUR em Manaus, Sara Angheleddu.

Outras doações – Desde o dia 23 de fevereiro, Boca do Acre encontra-se em situação de calamidade pública, decretada pela prefeitura, em razão das inundações causadas pelas cheias dos rios Acre e Purus que afetaram diretamente o sistema de saúde do município.

De acordo com o secretário, a SES-AM entregou mapas extras de medicamentos para apoiar a unidade hospitalar do município; e 100 oxímetros para auxiliar no trabalho dos agentes comunitários de saúde.

“Entregamos também concentradores de oxigênio, que vão apoiar na unidade hospitalar no tratamento de pacientes Covid. Saúde só faz em parceria. A gente agradece todas as parcerias e, na oportunidade, a Defesa Civil esteve entregando kits de ranchos, de comida, botijão de gás, garrafas de água, trabalhando de forma articulada, benefício da população é bem maior”, concluiu Cássio Espírito Santo.

Fonte: Governo AM

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *