Conecte-se Conosco

Amazonas

Cigás conquista prêmio nacional com projeto ‘Tachão Inteligente’

Publicado

em


A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) é a vencedora do 2º Prêmio Inovainfra 2021 com o projeto “Tachão Inteligente”, dispositivo que possibilita a consulta in loco ao cadastro da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN), de forma rápida e precisa, por meio da leitura de QR Code instalado no tachão de sinalização. O prêmio é uma iniciativa da revista especializada de referência nacional, “O Empreiteiro” (OE).

O Inovainfra reconhece projetos de inovação de concessionárias de infraestrutura na construção, operação e manutenção de ativos nos segmentos de Transporte, Energia, Saneamento/Gás Natural, Ferrovia e Telefonia, bem como de empresas de Engenharia na construção, projetos, consultoria/gerenciamento, serviços especiais e montagem industrial. Os projetos inscritos foram avaliados por júri independente constituído por representantes de entidades de Engenharia e Infraestrutura.

Inovador, o projeto consiste da leitura do Código QR gravado em uma placa de inox implantada no tachão de sinalização, que direciona para um aplicativo desenvolvido pela própria equipe da Cigás. No app, é possível consultar os dados cadastrais (as built) da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN), mesmo sem sinal de internet na área.

O acesso aos dados em campo se faz necessário em atendimento a demandas de órgãos de infraestrutura e de outras concessionárias de serviços públicos locais que, antes de iniciarem obras de intervenção em suas redes, nas ruas e avenidas da cidade, solicitam o acompanhamento da equipe Cigás, por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Isso pode ocorrer a qualquer hora do dia, inclusive fins de semana, daí a necessidade de se ter os dados do cadastro diretamente nessas ocasiões.

O gerente de Operação da Companhia, Ricardo Ciraulo Braga, explica que cada tachão tem uma numeração própria, que serve como alternativa ao Código QR para o acesso aos dados em caso de dano ao código. “Para isso, basta registrar o número no aplicativo”, explicou, ressaltando ainda que o acesso aos dados da rede é restrito ao corpo técnico da Companhia a fim de evitar o uso inadequado das informações.

Novo dispositivo de segurança – O Tachão Inteligente é voltado à garantia de segurança e integridade física da Rede de Distribuição de Gás Natural instalada pela Companhia. O dispositivo se soma à sinalização existente, composta de tachões e placas de sinalização, ao longo dos 149 quilômetros de extensão da RDGN implantada pela concessionária até 2020. O tempo de resposta da equipe Cigás para acompanhamento das obras de terceiros e a confiabilidade nos dados cadastrais (as built) são as principais vantagens decorrentes do uso da tecnologia.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas, René Levy Aguiar, o Tachão Inteligente é mais uma inovação aplicada pela concessionária em seus processos para a melhoria da qualidade do serviço de distribuição e comercialização de gás natural no Amazonas.

Vale destacar que o investimento global da Companhia no mercado de gás natural local, em seus 10 anos de operação comercial, já atinge a marca de R$ 586 milhões, em valores corrigidos. Até 2025, o investimento da Cigás, no Amazonas, deve alcançar expressivos R$ 786 milhões, com perspectiva de mais do que dobrar a sua rede de distribuição, chegando a 310 quilômetros.

Premiação – A cerimônia de premiação do Inovainfra ocorrerá no dia 7 de abril, em evento on-line a ser transmitido pelo Youtube da revista “O Empreiteiro”. Os premiados receberão troféu e certificado e seus projetos serão publicados na publicação, em edição especial dedicada especialmente ao Inovainfra.

Fonte: Governo AM

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *