Conecte-se Conosco

Amazonas

Escola estadual de Manaus produz de vídeos a apostilas para mobilizar estudantes durante o ‘Aula em Casa’

Publicado

em


Professores e pedagogos da Escola Estadual (EE) J.G de Araújo, localizada no bairro Santa Luzia, zona sul de Manaus, decidiram traçar estratégias para alcançar os estudantes durante o período de aulas remotas. Para isso, os docentes passaram a produzir vídeos curtos de suas atividades diárias e enviá-los aos seus alunos, por meio do aplicativo WhatsApp.

Segundo a gestora da unidade escolar, Socorro Falcão, a ideia surgiu  durante a Jornada Pedagógica deste ano e é destinada a todos os estudantes da instituição. “Com a pandemia, muitos são os nossos desafios diários. Por isso, a nossa coordenação pedagógica e os nossos professores desenvolveram uma série de vídeos que, com a rede de apoio familiar, consegue levar aos alunos conteúdos educacionais durante o período das aulas remotas”, explica.

Ainda conforme Socorro, o trabalho está tendo boa aceitação com os estudantes frequentes, mas há uma lacuna que deve ser preenchida a partir de outro serviço realizado pela escola. A gestora se refere à busca ativa dos alunos, que tem como objetivo localizar os estudantes em possível situação de abandono escolar.

Com base no monitoramento diário das videoaulas, a equipe da escola consegue identificar esses alunos e, prontamente, contactar os pais ou responsáveis para evitar que eles deixem de estudar.

“Na prática,  a busca ativa se resume em solicitar dos professores o nome desses estudantes que não estão acompanhando os conteúdos do ‘Aula em Casa’. Após a listagem, é feita uma triagem para conferência de dados para, assim, realizarmos o contato via telefone com o responsável, com o intuito de inseri-los nos grupos de atividades escolares e evitar que o aluno deixe de assistir às aulas”, reitera.

Apostila – Outra estratégia que deve ser adotada pela unidade de ensino, nos próximos dias, é a produção de uma apostila, desenvolvida a partir das atividades enviadas pelos professores à escola. Todos os exercícios disponíveis no material são complementares aos conteúdos trabalhados durante a programação do “Aula em Casa” e deverão ser impressos e entregues aos pais e responsáveis, após um agendamento prévio.

Fonte: Governo AM

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *