Conecte-se Conosco

Amazonas

Amazonas é o segundo em vacinação no país com mais de meio milhão

Publicado

em

O Amazonas segue na ponta do ranking em termos porcentuais junto ao Mato Grosso do Sul como os estados que mais vacinam no país contra o coronavírus (covid-19).

A vacinação entre os sul-mato-grossenses chega, nesta sexta-feira (2), a 11,34%, e os amazonenses a 10,32%.

Em números reais, Mato Grosso do Sul, que tem população estimada em 2,8 milhões, vacinou 318.486, de acordo com o consórcio de imprensa.

Já o Amazonas, com população estimada em 4,2 milhões, vacinou 566.815. Deste número, 434.258 são de primeira dose e 132.557 de segunda dose.

A título de curiosidade, São Paulo, o estado mais rico e com população estimada em 46 milhões, vacinou 10,21% ou 4.724.820, mais do que a população do Amazonas.

Os dados parciais do Amazonas são do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM). A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3aTsndS.

As informações consolidadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) são das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da imunização em suas cidades.

Petista critica

Nesta sexta-feira à noite, o deputado federal José Ricardo (PT-AM) disse que a vacinação, levada pela Prefeitura de Manaus, segue muito lenta. Disse ainda o parlamentar que se fosse prefeito não deixaria passar um dia sem vacinar a população.

Dados pendentes 

Neste balanço, 18 cidades amazonenses não enviaram a informação. São essas: Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Beruri, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Codajás, Eirunepé, Itacoatiara, Itamarati, Juruá, Novo Airão, Pauini, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé, Uarini.

Foto: Semcom