Exposição fotográfica destaca protagonismo dos povos indígenas

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Exposição fotográfica destaca protagonismo dos povos indígenas



Para comemorar o Dia do Índio, celebrado nesta segunda-feira, 19/4, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), inaugurou no shopping Sumaúma, na Cidade Nova, zona Norte, a exposição fotográfica “O Protagonismo Indígena em Manaus”. São 51 fotografias que retratam cenas do cotidiano indígena, valorizando os costumes e tradições daqueles que vivem no contexto urbano da capital. As imagens fazem parte do acervo da Semasc e de organizações parceiras.

Para abrir o evento, o grupo musical Iapuã, com indígenas das etnias kokama e mura, apresentou uma música na língua kokama, convidando os frequentadores do shopping para prestigiar a exposição.



“Nossa proposta é poder dar maior visibilidade aos povos indígenas. A ideia de levar essa exposição aos shoppings de Manaus, além de despertar a população para a causa indígena, também mostrar a necessidade de garantir os direitos dessas populações”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

A exposição tem entrada gratuita e vai percorrer os principais shoppings da capital até o dia 29 deste mês. Além da temática indígena, a Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, distribuiu material informativo sobre discriminação, preconceito e os canais de denúncia disponíveis para a população: Disque Denúncia – 0800 092 1407 e Disque Direitos Humanos – 0800 092 6644.



“Nós trabalhamos atuando na garantia dos direitos humanos conquistados em lei. E esses grupos específicos têm que ter consolidados os seus direitos e eles devem estar cada vez mais visíveis”, afirmou a subsecretária Graça Prola.

Para o cacique Levi Kokama, da etnia kokama, a iniciativa da Prefeitura de Manaus valoriza a cultura indígena e permite que o saber permaneça vivo entre os povos. “É de grande importância esse apoio, mostrando nossa cultura e nossos costumes, principalmente para aqueles parentes que estão na cidade e muitas vezes já esqueceram de tudo isso”, concluiu o cacique.

A exposição fotográfica será exibida nos shoppings de Manaus seguindo o calendário abaixo.







Texto - Leonardo Fierro/ Semasc
Fotos - João Viana/Semcom

Postar um comentário

0 Comentários