Instrumentos amazônicos inspiram criação de game musical

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Instrumentos amazônicos inspiram criação de game musical



Manaus - O The Roots VR é um projeto idealizado pelo músico, produtor e arranjador César Lima, que foi contemplado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) via Lei Aldir Blanc, que consiste em uma biblioteca de instrumentos Amazônicos inspirados nas festas, tradições e manifestações culturais típicas da região norte. O principal objetivo do projeto é compartilhar com cada usuário conhecimentos sobre a origem e a confecção de instrumentos, e ainda proporcionar uma experiência virtual imersiva única, de exploração dos cenários e sonoridades Amazônicas. O acesso ao game é totalmente gratuito e será disponibilizado, a partir do dia 23 de abril, ás 20h00, através do site: www.therootsvr.com.br com possibilidade de download também nas lojas oficiais de apps em dispostivos que suportem o sistema operacional Android.

CONHEÇA + SOBRE O PROJETO: https://linktr.ee/TheRootsVR

INSPIRAÇÃO
“O primeiro insight do The Roots veio em 2018 através de um convite para produzir uma pesquisa,num período intenso de seis meses, sobre instrumentos musicais Amazônicos. Após a pesquisa entendi a necessidade de trazer para mais próximo do público essas informações sobre nossos instrumentos, pois eu mesmo graduado em Música nunca tinha visto uma variedade de instrumentos tão importantes, ricos e relevantes em seus significados culturais ” Declara, César.

Confira abaixo, a lista de instrumentos que compõem o The Roots:

1- GAMBÁ DE MAUÉS
Instrumento de percussão feito do tronco da árvore da Cupiúba e pele de caça que é tradicionalmente usado pelos ribeirinhos e em festas dos santos em Maués.
 
2- TAMBOR DE CUIA
Instrumento de percussão feito de cuia e tampo de Marupá. Esse instrumento faz parte dos Bios-instrumentos criados pelo poeta e artesão Celdo Braga.
 
3- MAWAKO FËMEA
Instrumento melódico da etnia Desana/Tukano. Usado em festas e rituais ligados a produtividade e farturas na comunidade.

4- CARRIÇO
Instrumento melódico da etnia Desana /Tukano. Usado em festas e rituais ligados a boas novas e festas da alegria.
 
5- NHAMBE - INAJÁ
Instrumento percussivo usado como elemento complementar de textura e rítmica por músicos-percussionistas ou como tornozeleira em rituais indígenas.

6- CHUÁ – CHUÁ
Instrumento de percussão feito com material reciclado e sementes nativas. Esse instrumento reproduz os sons do oceano e faz parte dos Bios-instrumentos criados pelo percussionista e artesão João Paulo.

7- CUATRO VENEZUELANO
Instrumento harmônico feito com tampo de marupá, fundo de cuia e cordas de nylon. Instrumento andino com novas adaptações feitas pelo poeta e artesão Celdo Braga.
 
8- CHARANGO
Instrumento harmônico tradicionalmente feito com pinho, cedro, naranjillo e cordas duplas de aço. Encontrado com frequência na América central e tradicionalmente inserido no Boi bumbá de Parintins.

COMO JOGAR?

PASSO 1
Ao acessar o aplicativo, o usuário é direcionado a escolher um cenário amazônico no período do DIA ou da NOITE.
 
PASSO 2
Após a escolha, aparecerá a opção de de kits de instrumentos disponíveis, e aí então será possível optar pelos KITs que estarão divididos em:

KIT 1 (CHARANGO/ GAMBÁ DE MAUÉS / NHAMBÉS / MAWAKO FÊMEA)
KIT 2 (CUATRO VENEZUELANO/ TAMBOR DE CUIA / CHUÁ-CHUÁ / CARRIÇO)

PASSO 3
Após a conclusão das etapas anteriores, basta interagir com os instrumentos na sala escolhida.
Segundo o idealizador do projeto, o músico César Lima, o gameplay consiste em dois kits com quatro instrumentos, cada um deles com elementos importantes como harmônicos, melódicos, textura e ritmo.

ACESSIBILIDADE
A acessibilidade também é um dos pontos importantes do projeto que contempla uma intérprete de libras e audiodescrição como forma de respeito à diversidade e à inclusão social.

“Por um breve tempo estive lecionando aulas de violão para deficiente visual. A capacidade de desenvolvimento e habilidades são impressionantes, então adicionar essas possibilidades de LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO ao nosso projeto, demonstra que podemos sim, estabelecer uma conexão com a classe, fazer melhorias e mostrar que são importantes em mesmas proporções na sociedade”.

LANÇAMENTO DO PROJETO
O lançamento oficial está marcado para o dia 23 de Abril, às 20h através das redes sociais oficiais do projeto e também pelo site www.therootsvr.com.br

PÓS LANÇAMENTO
“O The Roots VR é o start sobre novas possibilidades para músicos, pesquisadores, professores e sim, dentro de nossas possibilidades esperamos conseguir novas aprovações em breve mostrando mais ainda o potencial da nossa cultura”. Declara o idealizador do projeto, César Lima.

EQUIPE
César Lima (Diretor Geral e Sound Designer); Raphael Moraes (Modelador 3D);Mikael Quites (Concept Art); Ivo Stinghen (Unity Developer); Duda Castro (Intérprete de Libras); Karlus Marcathu (Web Designer e Gerenciador de Mídias); César Edgar (Pintura digital Web) e Wanessa Leal (Assessoria de Comunicação e Imprensa.

SERVIÇO
O QUE É? LANÇAMENTO DO PROJETO “THE ROOTS VR”
QUANDO? DIA 23 de Abril (Sexta-Feira)
ONDE? www.therootsvr.com.br e Google Playstore
HORÁRIO? 20h00 (Horário de Manaus)
INFORMAÇÕES: (92) 98258-9133- WANESSA LEAL (ASS.IMPRENSA)
REDES SOCIAIS OFICIAIS DO PROJETO:

INSTAGRAM: www.instagram.com/therootsvr
FACEBOOK: www.facebook.com/therootsvr
YOUTUBE: http://bit.ly/youtubetherootsvr


Postar um comentário

0 Comentários