Live: especialista fala sobre otimismo e positividade em tempos de pandemia

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Live: especialista fala sobre otimismo e positividade em tempos de pandemia



“Como manter a positividade e o otimismo no cenário da pandemia” é o tema da palestra gratuita e online, que a Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Mestre em Administração e coordenadora do Laboratório da Felicidade e do Bem Viver da Universidade Nilton Lins, Alíria Noronha, apresenta nesta sexta-feira (23), às 17h, nas redes sociais da instituição.

Durante o evento, no qual o público também poderá participar enviando perguntas, a especialista irá abordar a importância de se cuidar e manter a saúde mental, por meio de uma rotina diária e práticas saudáveis, enquanto se preserva a saúde física, especialmente na prevenção e tratamento da Covid-19.

Ainda segundo Alíria Noronha, desde o início da pandemia, um dos principais fatores que vem afetando a saúde mental da sociedade é a incerteza quanto ao futuro, fato que provoca uma redução da esperança de dias melhores e a desestabilização das relações dos indivíduos consigo e com as pessoas ao redor.

“No começo tínhamos a expectativa de que a pandemia fosse um processo rápido. Mais de um ano depois, a esperança diminuiu ao mesmo tempo em que a pressão em casa, no trabalho e nas relações em geral só aumenta. Precisamos substituir estes sentimentos e ter em mente o trecho da música de Belchior na qual diz que o ‘novo sempre vem’. E isso é uma realidade que a história atesta”, explicou a especialista.

Ainda de acordo com Alíria Noronha, biologicamente o cérebro humano superdimensiona e ativa uma quantidade maior de conexões neurais quando acontece um fato negativo, do que quando acontece algo positivo.

“Na prática significa que um acontecimento ou notícia triste e ruim, passa a ter mais relevância em nosso cotidiano do que algo bom. Mas podemos alterar isso por meio da reeducação, de novos hábitos e tomando ciência de que esse ciclo vai passar e que podemos sair desta melhores em vários aspectos”, afirmou a especialista autora de uma tese sobre felicidade.


Extensão

A palestra com a doutora Alíria Noronha faz parte do projeto desenvolvido pela Universidade Nilton Lins “Conversando com a Comunidade”, que a cada duas semanas apresenta lives gratuitas com temas de interesse e relevantes ao cotidiano de todos.

Paralelamente, a Universidade Nilton Lins também apresenta nesta sexta e sábado (24) uma ampla programação de atividades de extensão destinada à comunidade acadêmica e também para todas as pessoas interessadas em atualizar seus conhecimentos.

Com inscrições abertas no site www.cursosextensao.niltonlins.br, a partir de R$ 20, na sexta-feira, às 18h30, acontece o minicurso “Metodologias Ativas no Ensino Fundamental e Médio” e no sábado (8h), acontecem a palestra com o professor Allan Costa sobre “Abordagem Biopsicossocial da Dor em Saúde” e no mesmo horário, o professor Elbert Almeida da Silva, apresenta o tema “Rumos e o Perfil do Profissional Contábil”, em homenagem ao Dia do Contabilista.

Também no sábado (24), a programação terá a apresentação do tema “Perspectivas para o Turismo e o Empreendedorismo Pós-pandemia no Amazonas”, com o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Sérgio Paulo Litaiff Filho, a partir das 10h.

Para mais informações, inscrições e disponibilidade de vagas, consulte o portal www.cursosextensao.niltonlins.br.

SERVIÇO:

O QUE: Live “Como manter a positividade e o otimismo no cenário da pandemia”.
QUANDO: Sexta-feira (23), às 17h.
ONDE: Redes sociais da Universidade Nilton Lins
QUANTO: Gratuito



Postar um comentário

0 Comentários