Amazonprev alerta aposentados e pensionistas para prazo final da declaração do Imposto de Renda, dia 31

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Amazonprev alerta aposentados e pensionistas para prazo final da declaração do Imposto de Renda, dia 31



A 20 dias da data final para que aposentados e pensionistas entreguem, junto à Receita Federal, a declaração de Imposto de Renda, a Fundação Amazonprev alerta os seus segurados para não perderem o prazo: dia 31 de maio. O procedimento é obrigatório para quem recebeu, em 2020, rendimentos tributáveis em valores superiores a R$ 28.559,70, uma média de R$ 2.379,98 ao mês. Também estão inclusos aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, acima de R$ 40 mil.

Segundo Instrução Normativa RFB nº 2.020/2021, divulgada pela Receita Federal, o prazo de entrega da declaração do exercício de 2021, foi prorrogado de 30 de abril para 31 de maio, em atenção às dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus, possibilitando evitar aglomerações em unidades de atendimento aos cidadãos para obtenção de documentos e esclarecimento de dúvidas. Quem perder o prazo de entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Para fazer a Declaração de Imposto de Renda é necessário que o segurado tenha em mãos a “Cédula C”. O documento, disponibilizado pela Fundação Amazonprev, contém o resumo dos rendimentos recebidos e do IR retido durante o ano de 2020/2021. Está disponível para download no site www.amazonprev.am.gov.br, no link Portal do Segurado.

“A oferta desse serviço permite aos nossos segurados acesso rápido ao seu informe, para efeitos de IR, e evita que esse aposentado ou pensionista tenha que vir até a Fundação”, destaca o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

» Passo a passo para emissão da Cédula C

Primeiro o segurado deve acessar o site: www.amazonprev.am.gov.br e clicar em “Portal do Segurado”. Caso ainda não tenha cadastro deve-se preencher o formulário localizado à direita da tela, criando uma senha e informando um endereço de e-mail. Na sequência é necessário checar o e-mail e confirmar o cadastro.

Após essa confirmação, basta o segurado retornar ao Portal e informar o número do CPF, o ano da Imposto de Renda (no caso 2020), matrícula e senha para consultar a Cédula C. O documento será exibido em formato PDF e estará pronto para impressão ou download.

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