Ivo Neto destaca importância dos Conselhos Tutelares no combate aos crimes sexuais

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Ivo Neto destaca importância dos Conselhos Tutelares no combate aos crimes sexuais



Como presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Manaus (COMDCAI), o vereador Ivo Neto (Patriota), em seu pronunciamento no plenário nesta terça-feira (18/5), ressaltou a importância de unir esforços para coibir crimes sexuais contra crianças e adolescentes, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Ontem uma menina de 5 anos foi tirada de casa e abusada sexualmente por um vizinho. Só tem uma forma de combatermos o abuso e exploração sexual contra a criança e ao adolescente, unindo forças, Ministério público da infância, juizado, delegacia, as nossas comissões parlamentares. Se nos unirmos vamos poder amenizar esse problema”, enfatizou Ivo Neto.

O parlamentar, que foi conselheiro tutelar por dois mandatos, destacou a importância dos conselhos tutelares no combate a estes crimes. “É preciso estruturar os conselhos tutelares e dar condições de trabalho aos conselheiros. Eles são as principais portas acolhedoras dessas denúncias, por exemplo, no caso que citei, a denúncia partiu do conselho tutelar”, disse ele.

Números de casos

A cada hora, no Brasil, são registrados de 3 a 4 casos de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), 52% dos casos de exploração, violência ou abuso sexual ocorrem dentro da casa da vítima. Além disso, apenas um em cada 10 casos é notificado às autoridades, portanto, esses números mostram o quanto ainda é expressiva a subnotificação desses casos.

“Fortalecendo os conselhos tutelares e trabalhando em conjunto com outras instituições, certamente poderemos proteger esses que, muitas vezes, não tem como se defender”, afirmou o vereador Ivo Neto.

Denúncias

Em caso de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, ligue para o DISQUE 100 ou mande para o Whatsapp da Comissão: (92) 98545-8978. Contra a exploração sexual infantil a nossa maior arma é a denúncia!


Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha -Dircom/CMM


Postar um comentário

0 Comentários