PL assegura folga remunerada ao servidor público para realização de exames oncológicos

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

PL assegura folga remunerada ao servidor público para realização de exames oncológicos



De autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a proposta de concessão ao servidor público estadual o direito a folga remunerada para fins de realização de exames oncológicos preventivos.

O projeto de lei n° 562/2020 já recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Assuntos Econômicos (CAE) e aguarda parecer técnico da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos para estar apto a votação em plenário.

Conforme a proposta, o servidor público do Estado ou quem estiver atuando no exercício de função pública de âmbito estadual, seja a que título for, poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo da remuneração, nos dias em que estiver, comprovadamente, realizando exames preventivos de câncer.

De acordo com o deputado João Luiz, a ideia é, a partir do projeto de lei, promover um olhar mais voltado para o controle preventivo e regular do câncer.

“A proposta é incentivar o servidor público, de ambos os sexos, a cuidar da saúde, assegurando que possam, sem preocupações quanto a perdas salariais, realizar exames preventivos contra tipos de câncer de elevada frequência e mortalidade em nosso país”, justificou o parlamentar, ao ressaltar que esse direito está sob análise no Congresso Nacional para concessão a todos os trabalhadores brasileiros, “não podendo os servidores públicos ficarem fora deste movimento em favor da vida”.


Texto: Jeane Glay
Foto: Mauro Smith


Postar um comentário

0 Comentários