Conecte-se Conosco

Cidades

Promotoria de Barcelos participa de ação social em comunidades do Amazonas

Publicado

em

Seis comunidades ribeirinhas do município de Barcelos receberam servidores do Ministério Público do Amazonas para a participação em um dia de ação pela luta em defesa da cidadania. O projeto Amigos da Comunidade é uma iniciativa da Igreja Presbiteriana e do Cartório Único de Barcelos, com o apoio do MPAM. Segundo a Promotora de Justiça do município de Barcelos, Karla Cristina da Silva, a iniciativa teve o propósito de incentivar o bem, promovendo boas lembranças para quem mais precisa nesse momento de pandemia.

“A iniciativa tem por objetivo principal levar cidadania aos comunitários ribeirinhos do município de Barcelos, através de serviços e atendimentos básicos. A Promotoria de Justiça de Barcelos aderiu ao Projeto Amigos da Comunidade, como uma oportunidade ímpar de aproximar a atuação ministerial das reais demandas das Comunidades barcelenses. Sabemos que estas pessoas já estão em situações de difícil acessos aos serviços públicos essenciais, e, quando o promotor de justiça visita a realidade delas, é muito mais impactante para o alcance de resultados reais para aquela realidade. É com muito orgulho que acompanho este projeto tão importante na missão de dar voz a essas pessoas”, destacou a Promotora que faz parte do grupo de associados da Associação Amazonense do Ministério Público (MPAM).

Os trabalhos, realizados nos dias 26 e 27 de junho, contaram com a colaboração de pessoas das áreas de educação, assistência social e lideranças da região, que ajudaram a informar e a incentivar a participação dos moradores. Entre os serviços disponibilizados estão: atendimento odontológico de promoção em saúde bucal e tratamento; atendimento médico; informações sobre alistamento militar; atendimento cartorial incluindo solicitações de Certidão de Nascimento; serviços de corte de cabelo; manicure e pedicure; atividades recreativas com as crianças; distribuição de roupas; brinquedos e kits de higiene.

Foram visitadas as seguintes áreas: Comunidade de Romão; Comunidade de Bacabal; Comunidade Bacuquara; Comunidade Jaqueira; Comunidade Nova Esperança e Comunidade Terra Preta. A ação contou ainda com a participação da Associação Indígena de Barcelos (ASIBA); Rádio Conexão Total; Empresa de Turismo Juliney Pesca; Exército Brasileiro; comerciantes e profissionais de diversas áreas.

A Promotoria de Justiça de Barcelos integra a equipe com o objetivo de levar informações e atendimento à população que, por vezes, não tem acesso aos seus direitos mais básicos. O intuito é ouvir as demandas dos comunitários e conscientizá-los de sua posição como sujeitos de direitos.