Conecte-se Conosco

Política

Ivo Neto chama atenção dos pais sobre o perigo do aliciamento infantil nas redes sociais

Publicado

em

O vereador Ivo Neto (Patriota) se pronunciou nesta quinta-feira (30/6), na Tribuna Popular de Combate às Fake News, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), promovida pelo vereador Peixoto (PTC). O parlamentar alertou pais e responsáveis sobre os perigos que nossas crianças e adolescentes correm ao navegar sem acompanhamento de um membro da família.

“O fenômeno chamado Fake News, mais conhecido como Notícias falsas cresceram muito na pandemia, causam pânico na sociedade, o que prejudica muito”, destacou o vereador.

Em seu pronunciamento, o parlamentar fez ainda um alerta aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes sobre o aliciamento por meio da internet, que segundo ele, tem crescido de maneira preocupante. “Nós, pais precisamos acompanhar o uso dos aparelhos eletrônicos com acesso à internet por parte dos nossos filhos. Muitos abusadores se aproximam da criança por meio de chat de jogos ou até mesmo no bate-papo das redes sociais. Fiquemos atentos e não permitamos que nossas crianças e adolescentes tenham seus direitos violados,” ressaltou Ivo Neto, que ainda destacou o a importância da Delegacia Especializada em Crimes Virtuais para contribuir no combate a esses crimes.

Aliciamento em números

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança Kaspersky, em parceria com a consultoria Corpa, um a cada oito pais brasileiros não estabelece regras de segurança para uso da internet em casa. Além disso, ainda que 71% afirmem se preocupar com o acesso dos menores a conteúdo inapropriado – especialmente, pornografia -, apenas 8% já solicitaram ao provedor de internet o bloqueio de alguma página. Já 27% afirmam possuir algum programa de controle parental instalado nos dispositivos usados por seus filhos. As informações servem de alerta para conscientizar a importância da companhia dos pais durante as atividades on-line das crianças.

  • Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
  • Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM