Conecte-se Conosco

Amazonas

Crianças e idosos estão entre prioridades da vacina contra influenza em Manaus

Publicado

em

Campanha de vacinação em Manaus será sábado (10). Crianças são prioridades (Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

Mobilização para vacinar contra a Influenza (gripe) ocorrerá sábado (10) em Manaus. Crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, mulheres em resguardo, idosos, indígenas e professores formam o público-alvo, segundo o Ministério da Saúde (MS). A vacinação prossegue na segunda-feira (12) para toda a população ainda não vacinada.

Os postos serão instalados nas 171 UBS (Unidades Básicas de Saúde), supermercados, shoppings e feiras. O atendimento será das 8h às 16h

A meta de imunização do ministério para Manaus é alcançar 642 mil pessoas. Dessas, 259 mil já foram imunizadas.

“A população tem respondido à campanha de vacinação contra a Covid-19, mas é preciso lembrar que outras medidas de prevenção à saúde continuam. Este é o caso da campanha de imunização contra a influenza, para a qual será necessária uma grande adesão nesta reta final”, disse a secretária municipal de Saúde Shádia Fraxe.

Dos sete grupos prioritários iniciais, o de mães em resguardo (mulheres com até 45 dias no pós-parto) é o único que já alcançou a meta de 90% de vacinação. O de indígenas está em 85%; o de gestantes e trabalhadores da saúde chegou a aproximadamente 65% da população total; e o de professores, crianças e idosos está abaixo de 50% do total estimado para cada um.

Além desses, são considerados prioritários os grupos das pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A lista com o endereço das salas de vacina pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link bit.ly/salavacinamanaus.