Conecte-se Conosco

Cidades

Cooperação social: Hemoam e Centec em ação para incentivar doação de sangue

Publicado

em

No mês da Cooperação Social, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e o Centro de Ensino Técnico (Centec) se unem em uma grande ação de incentivo à doação de sangue, tendo em vista que, com a pandemia, os estoques de bolsas sofrem constantes oscilações.

Trata-se de mais uma etapa da campanha ‘Doe Sangue para que o mundo continue pulsando’, lançada pelas entidades no mês passado. Agora, porém, com a coleta feita diretamente pelo ‘vampirão’, no próximo dia 15 de julho. A unidade móvel estará em frente ao Centec, na avenida Djalma Batista, à espera das doações de alunos, professores, colaboradores e moradores da comunidade adjacente à escola. Para manter o distanciamento, a inscrição para doação deve ser feita previamente, através deste link: http://bit.ly/doadorcentec. A coleta ocorrerá entre 8h e 12h, e de 13h às 17h.

Por meio do programa Centec Social, anualmente, a escola realiza um evento em que abre suas portas para receber a sociedade e oferecer vários serviços gratuitos nas áreas de saúde, bem-estar e cidadania, mas, com a pandemia de Covid-19, foi preciso repensar a ação. Boa parte da programação ocorreu de forma virtual, por meio de lives e cursos, e a outa parte apenas internamente, envolvendo estudantes e docentes. Mesmo assim, Centec e Hemoam encontraram um jeito de envolver a comunidade e a ação do dia 15 será esse momento. “Consideramos a ação importante para inspirar a comunidade acadêmica e adjacente à escola a doar sangue e também contribuir com o estoque do Hemoam”, comenta a diretora técnica pedagógica do Centec, Eliana Cássia de Souza.

Baixo volume de doações

Março deste ano, foi o mês em que o Hemoam mais enfrentou dificuldades na doação de sangue, quando o estoque baixou cerca de 70%. Apesar disso, a fundação conseguiu estabilizar as bolsas com doações de urgência e agora busca ampliar a capacidade de recepção de doadores.

“A parceria do Hemoam com o Centec é muito importante, porque incentiva vários jovens a se tornarem doadores pela primeira vez. Além disso, mesmo aqueles que já doaram em outro momento estão sendo estimulados a se tornarem doadores regulares”, comenta Suzete Camurça, subgerente de Coleta Externa da fundação.

Requisitos e benefícios para doar

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso ainda estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.

Quem se torna um doador regular (com mais de três doações ao ano), recebe do Hemoam uma carteirinha que dá direito a diversos benefícios, como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, gratuidade nas corridas de rua em Manaus e isenção de taxas para inscrições em concursos públicos, entre outros.

Para somar no incentivo à campanha, o Centec também está oferecendo 10% de desconto nas matrículas de pessoas que comprovem doação de sangue realizada nos últimos dois meses.

Serviço

O quê: Doe Sangue para que o mundo continue pulsando

Quando: 15 de julho, das 8h às 12h e de 13h às 17h

Onde: Centec – avenida Djalma Batista, n. º 646, em frente ao posto 700;

Link para inscrição prévia: http://bit.ly/doadorcentec

Foto: divulgação