Conecte-se Conosco

Prefeitura

Catálogo com programação de cursos para servidores municipais é lançado pela prefeitura

Publicado

em

Uma programação com mais de 80 ações de capacitação voltadas para a qualificação dos servidores públicos municipais foi divulgada pela Prefeitura de Manaus na tarde desta segunda-feira, 19/7, na cerimônia que marcou o lançamento do “Catálogo de Cursos Espi”, no Casarão da Inovação Cassina, no centro de Manaus.

Ao todo, aproximadamente 6 mil vagas serão ofertadas até o fim do ano, entre palestras, oficinas, cursos rápidos e cursos em nível de pós-graduação. O objetivo é intensificar as ações de qualificação e elevar a capacidade técnica dos servidores municipais, o que contribui com o desenvolvimento das ações do município, uma das estratégias da gestão do prefeito David Almeida.

O catálogo de cursos foi formulado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão responsável pela capacitação dos servidores públicos municipais e estagiários, além de agentes públicos e agentes políticos ligados ao município.

A versão física do catálogo será enviada às secretarias e o formato on-line pode ser acessado no endereço portalespi.manaus.am.gov.br/capacitação.

Durante a solenidade de lançamento, o secretário da Semad, Ebenezer Bezerra, ressaltou o apoio e incentivo da prefeitura para com os servidores, no retorno das atividades administrativas. No ano passado, com o início da pandemia, as ações de capacitação foram suspensas e retornaram gradativamente neste primeiro semestre.

“O futuro nós estamos vivendo agora, e a busca pela capacitação é a chave do conhecimento. Há um tempo não se ouvia falar em pós-graduação, o importante era ter a graduação, mas hoje tudo está diferente, o mercado exige uma especialização. A Prefeitura de Manaus vai oferecer pós-graduação aos servidores, é uma conquista muito importante dessa gestão e o incentivo que nós queríamos proporcionar aos servidores do município, além da rica programação de cursos, que são totalmente gratuitos”, ressaltou Ebenezer.

Para subsidiar a programação, um levantamento de necessidades de capacitação foi aplicado junto às secretarias e órgãos municipais, que sinalizaram as principais demandas deste ano. Cada unidade também possui um “Agente Espi”, servidores que atuam com o propósito de difundir as capacitações da Escola nas secretarias de atuação.

De acordo com o diretor-geral da Espi/Semad, Júnior Nunes, quando o prefeito David Almeida assumiu a municipalidade, o órgão passou a atuar com afinco, a fim de proporcionar a devida importância para esta área e atestar melhores resultados às necessidades da população.

“A Espi assume o protagonismo no que tange à qualificação do servidor, bolsistas e estagiários da Prefeitura de Manaus, prestando um trabalho de grande relevância para a cidade e garantindo a excelência no atendimento ao cidadão”, destacou o diretor-geral.

No primeiro semestre deste ano, a escola de capacitação retomou as atividades, ainda de modo on-line, chegando a ofertar em torno de 900 vagas e 14 ações. Com a adequação das salas de aula e laboratório de informática, além do reforço dos protocolos de prevenção à Covid-19, as atividades serão reforçadas no segundo semestre.

Público-alvo

Além de servidores municipais ativos, inativos e estagiários do programa de estágio, a prefeitura também capacita agentes públicos e agentes políticos envolvidos com ações de atuação do município.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), microempreendedores que atuam nas galerias populares poderão participar, até o final do ano, de 18 cursos de capacitação sobre marketing, vendas, gestão de negócios, entre outros.

Com a Fundação Doutor Thomas (FDT), a prefeitura pretende intensificar as ações que envolvem o trato com a pessoa idosa, oferecendo à comunidade em geral três turmas do curso de Cuidador Comunitário e duas turmas do curso profissionalizante de Cuidador de Idoso.

Pós-graduação

A Prefeitura de Manaus também irá ofertar aos servidores públicos os cursos de MBA em Gestão Pública e MBA em Gestão de Pessoas, que serão realizados na modalidade semipresencial, com
aulas virtuais e presenciais – nas instalações físicas da Espi/Semad, no segundo semestre deste ano.

O objetivo é aperfeiçoar os servidores com interesse e atuação na área para o exercício das suas funções dentro dos modernos conceitos da administração pública, impactando em serviços de melhor qualidade aos usuários.

Os cursos de MBA terão carga horária de 360 horas, sendo disponibilizadas 45 vagas em cada turma, cujo preenchimento se dará por meio de processo seletivo.


Texto – Adrisa de Góes / Semad
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom