Conecte-se Conosco

Internacional

‘Melhor dia de todos’, diz fundador da Amazon ao voltar do espaço em seu foguete; veja como foi

Publicado

em

O bilionário Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, decolou nesta terça-feira no seu foguete, o New Shepard, acompanhado de mais três tripulantes. É o primeiro voo suborbital tripulado a ir ao espaço sem piloto.

O voo decolou às 10h12 e aterrissou às 10h22, com duração de cerca de 10 minutos e 20 segundos. Além de Bezos, estavam no foguete seu irmão Mark Bezos, a pioneira espacial , de 82 anos, e o estudante de apenas 18 anos . Os dois útimos são a pessoa mais velha e a mais nova a irem para o espaço.

Foguete New Shepard decola às 10h12 Foto: Reprodução/Blue Origin

Bezos fez um sinal com o polegar para cima, de dentro da cápsula, após pousar no solo do deserto antes de sair, usando um chapéu de cowboy e um traje de voo azul.

– Foi o melhor dia de todos – disse Bezos em uma transmissão ao vivo feita por sua empresa, a Blue Origin, pouco antes de a capsula pousar no chão.

O foguete New Shepard decolou de um deserto no oeste do Texas. O planeta todo ficou de olho, principalmente seus rivais Richard Branson, da Virgin Galactics, e Elon Musk, da SpaceX.

Os três disputam uma corrida bilionária para chegar ao espaço. Branson foi o primeiro civil a conseguir a façanha. Tanto ele como Bezos fizeram voos suborbitais, ou seja, as espaçonaves não entram na órbita da Terra. Elas sobem e voltam ao chão.

Mas há diferenças entre os dois voos. Entre elas o meio de transporte. Enquanto Branson voou a bordo de um avião não convencional Bezos foi ao espaço a bordo de uma cápsula impulsionada por um foguete, a New Shepard.

Além disso, a altura alcançada nos dois voos foi diferente. Bezos voou mais alto, atingindo 100 km e despertando a polêmica sobre qual é a fronteira entre a atmosfera e o espaço. Veja a esplicação mais abaixo.

O voo de Bezos ao espaço não afetou positivamente as ações da Amazon, empresa fundada por ele. Por volta de 11h20, no horário de Brasília, os papéis cediam 0,52% na Nasdaq, na contramão da Bolsa como um todo.

Já as ações da Virgin recuavam 6,84%. Os papéis da Tesla, de Elon Musk, outro que tem planos de se aventurar no espaço, cediam 0,37%. Confira neste especial tudo o que você precisa saber para acompanhar o feito histórico de Bezos.

Em Washington, equipe da Blue Origin aguarda lançamento Foto: Reprodução/Blue Origin

Fonte: AgoraRN

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *