Conecte-se Conosco

Prefeitura

Curso de cuidador de idosos, da Prefeitura de Manaus, visa fortalecer a saúde e a autonomia dos mais velhos

Publicado

em

Com a finalidade de orientar familiares e comunitários sobre o processo de envelhecimento, fortalecendo os aspectos da saúde, da compreensão e da autonomia das pessoas mais velhas, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 9/8, no auditório da sede do Disa Sul, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, bairro São Francisco, zona sul, o curso “Cuidador Informal de Idosos”.

As atividades do curso, que se estendem até a próxima sexta-feira, 13/8, contam com a participação de gerontologistas e outros especialistas em envelhecimento, que abordarão a importância da alimentação saudável e outros temas prioritários como prevenção à violência, vacinação, saúde bucal e atividade física para o envelhecimento saudável.

O curso está sendo realizado de forma presencial, com respeito aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, e conta com a participação de 27 pessoas interessadas no tema, que se inscreveram previamente na capacitação.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso, Eliny Rocha, a proposta é que, após as atividades, os participantes possam cuidar de forma adequada dos seus idosos, estimulando o envelhecimento ativo e saudável e de forma autônoma.

“Nós queremos idosos protagonistas, que possam ser independentes porque ao ficar dependente da família, o idoso se expõe a violências e a perda da funcionalidade do corpo”, salienta.

Eleny explica que o curso tem caráter informal, com a proposta de apresentar formas de cuidado, compreensão e condução do processo de envelhecimento.

“Esse não é um curso técnico, que tem mais de 300 horas e compreende conteúdos diversos. Nossa intenção com essa capacitação informal, é de contribuir para evitar uma série de problemas, sensibilizando familiares e comunitários, a partir de uma abordagem mais geral, que pode e deve ser utilizada no convívio e no cuidado das pessoas idosas”.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa