Conecte-se Conosco

Política

Vereadores participam do lançamento do Plano de Valorização dos Profissionais da Educação

Publicado

em

A comitiva de vereadores liderada pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereador Fransuá (PV), e os vereadores Professora Jacqueline (Podemos), Professor Samuel (PL), Sandro Maia (Dem), Raiff Matos (DC), Allan (PSC), Eduardo Alfaia (PMN), Jander Lobão (PTB) e o líder do prefeito da Câmara, Marcelo Serafim (PSB), participaram do lançamento do “Plano de Valorização dos Profissionais da Educação”, que determina a atualização e o pagamento das Evoluções Funcionais na Carreira dos servidores estatutários da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Anunciado na manhã desta quarta-feira (11/8), pelo prefeito de Manaus, David Almeida e secretário da Semed, Pauderney Avelino, o plano beneficiará profissionais da área do magistério e setores administrativos e vai garantir o que está previsto no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs) em vigor desde dezembro de 2011. Os recursos inicialmente são da ordem de R$ 40 milhões, o que inclui, nesse valor, débitos retroativos.

“Esse benefício não deve ser proporcionado aos trabalhadores como favor, através de apadrinhamento. Isso é um direito e iremos garanti-lo a todos. Daremos a maior progressão de Manaus aos professores”, informou David.

Até o final deste ano, aproximadamente 4 mil servidores da Semed serão beneficiados com 6 mil progressões. Atualmente, a rede municipal de ensino possui 14.140 servidores estatutários, que, até o final da gestão do prefeito David, terão as vidas funcionais atualizadas.

“A prefeitura de Manaus está corrigindo um erro que era o acumulo de progressões e negando aos profissionais da educação um benefício que era é direito da categoria”, afirmou o vereador Fransuá.

A vice-presidente da Comissão de Educação, vereadora Professora Jacqueline, afirma que é medida é recebida como incentivo, principalmente, nesse período de pandemia. “O auxílio financeiro ajuda os professores na sua preparação, nos vimos durante a pandemia o esforço que esses profissionais se submeteram, se reinventando ministrado aulas online”.

“Essa valorização ela enriquece, ela mexe no íntimo, porque nós estamos atravessando um momento delicado no mundo inteiro e a cidade de Manaus avança muito, com vacinação e recuperação financeira”, enfatizou o vereador Professor Samuel (PL).

Concurso

Pauderney Avelino anunciou concurso para professor na rede municipal. Segundo ele, há um déficit na rede de 2.500 profissionais. “Um projeto de lei deve ir à Câmara Municipal esta semana”, disse. A intenção da pasta é criar 3.500 vagas. “Após aprovar a Lei, a prefeitura vai chamar 1.700 dos aprovados em cadastro reserva do último concurso.”

Texto e foto: Naira Nascimento – Dircom/CMM

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade

Facebook