Conecte-se Conosco

Prefeitura

Encontro virtual discute aprimoramento da gestão do SUS

Publicado

em

Com o objetivo de aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede Cegonha, que integra o Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu nesta quarta-feira, 18/8, pela plataforma Google Meet, mais uma edição do projeto Diálogos na Atenção Primária à Saúde, direcionado a servidores de saúde.  O tema abordado foi o “Manejo Clínico da Infecção do Trato Urinário na Gestação e Fluxo das Uroculturas”.

A escolha do tema se deu pelo fato de que, em Manaus, a infecção urinária é um dos fatores que mais contribuem para a ocorrência de parto prematuro, que pode ter sérias consequências para o bebê. Ao nascer nessa condição, a criança pode ter desde um desconforto respiratório a problemas respiratórios mais graves, podendo ficar internado em unidades de cuidados intermediários neonatais ou em unidades intensivas (UTIs), com sequelas em seu sistema nervoso central, gerando consequências para toda a vida.

Para explorar a temática, foram convidadas a coordenadora do Laboratório Sebastião Marinho, Claudionora Nogueira de Araújo, e o médico Frederico Cavalcante, que atua em programas de promoção da saúde pela Escola de Saúde Pública (Esap).

O Diálogos na APS é uma estratégia que vem sendo utilizada para atualização das equipes multidisciplinares da rede de Atenção Primária à Saúde. Todas as quartas-feiras, à tarde, são abordados temas relativos ao manejo das doenças e agravos mais incidentes e prevalentes na população.

Texto – Tânia Brandão/Semsa