Estamos nas Redes

Amazonas

Dose de reforço para idosos de 70 anos é somente para quem tomou 2ª dose há seis meses, orientam SES-AM e FVS-RCP

Publicado

on

A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para a população de 70 anos ou mais está sendo intensificada em Manaus, nesta sexta-feira (17/09) e no sábado (18/09), durante mais uma edição do mutirão Vacina Amazonas. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) orientam que a vacinação deste grupo está voltada apenas para quem tomou a 2ª dose há mais de seis meses, até 31 de março deste ano.

A secretária de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, esclarece que é importante realizar a aplicação da dose de reforço respeitando o período de seis meses para manter a quantidade de anticorpos necessários para se prevenir contra a Covid-19.

“É importante ressaltar que este idoso, seja ele em perfeito uso da vacina CoronaVac, Janssen, AstraZeneca, ele vai fazer a dose de reforço com a Pfizer. É importante que ele exerça esse direito da dose de reforço para que ele possa estar mantendo os anticorpos contra Covid-19. As pesquisas vêm discutindo, e as notas técnicas orientadoras do Ministério da Saúde mostram que a vacina Pfizer mantém o nível de anticorpos ideal que nós almejamos. A dose de reforço vem para que a gente possa manter essa proteção contra a Covid-19 numa população que é mais fragilizada, que apresentou o maior índice de internações entre a primeira e segunda onda de Covid-19”, orientou Nayara.

A secretária pede para que as famílias desses idosos os levem para aplicar essa dose de reforço no posto de vacinação mais próximo de suas casas.

Proteção – A diretora do Departamento de Vigilância da FVS-RCP, Adriana Elias, também orienta à população que procure se vacinar para ampliar cada vez mais a cobertura vacinal na capital e também no interior.

“Precisamos manter os níveis de proteção da população, ampliar cada vez mais a cobertura vacinal na capital e no interior. Então essa vacinação é extremamente importante para a gente ofertar a segunda dose, para que a população que ainda necessita da segunda dose consiga fechar seu esquema vacinal básico e assegure uma imunidade; e também avançar agora com a dose de reforço. Isso é exatamente importante para que Manaus e o estado do Amazonas sigam com a redução do número de casos de Covid, redução de internações, redução de óbitos, para que a gente se prepare melhor para o período sazonal que está chegando em dezembro e sigamos com a possibilidade até de futuramente a gente estar se livrando desse vírus”, ressaltou Adriana.

Quem pode tomar a dose de reforço – A aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 é destinada ao público que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses. Inicialmente, será vacinada a população que tenha 70 anos ou mais, incluindo idosos abrigados em instituições de longa permanência. O imunizante será da Pfizer. Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses.

Endereço das escolas que terão postos de vacinação no mutirão Vacina Amazonas:

• Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona norte

• Ceti Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte

• Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona leste

• Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona norte

• Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona centro-oeste

• Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva – Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona oeste

FOTOS: Bruno Zanardo, Roberto Carlos e Tácio Melo/Secom

Publicidade

Facebook