Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura segue com mudanças de beneficiários e Cidadão Manauara 2 chega a 80% de ocupação

Publicado

on

Com quatro crianças e recebendo renda do Bolsa Família, a família do casal Otoniel Jeffé, 37, e Elizângela Cordeiro de Oliveira, 37, é uma das mais de 400 que já residem no novo lar, no residencial multifamiliar Cidadão Manauara 2, etapa B, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. Até esta quarta-feira, 22/9, a Prefeitura de Manaus contabilizava 81% de ocupação do conjunto, que integra o projeto habitacional municipal, dentro do projeto federal “Casa Verde e Amarela”, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

São 406 famílias que ocupam os apartamentos próprios, financiados pela Caixa Econômica Federal pelos próximos dez anos. Em razão das medidas de distanciamento por causa da pandemia da Covid-19, os beneficiários foram divididos em grupos, dentro do cronograma inicial. As mudanças iniciaram no dia 22 de agosto e seguem até o final de setembro, prazo para que os contemplados passem a morar no residencial.

A beneficiária sorteada pela Caixa Econômica com o apartamento é Elizângela, que tem deficiência intelectual e transtorno bipolar. O esposo sofreu um acidente aos 12 anos, ao ser atropelado e perder a perna direita, abaixo do joelho. Eles se mudaram para o bloco 19, onde ocupam um apartamento no primeiro andar. Com o casal vivem os filhos Sara, 2 anos, Leandro, de 6 anos, David, com 11, e Guilherme, 13. Um outro filho mora com a avó.

Como muitas famílias aptas ao programa habitacional, Elizângela e Otoniel moravam de favor em um barraco cedido a eles no Jorge Teixeira, em uma área de risco, sujeita a desabamento. “Foi uma emoção muito grande quando vi o nome dela no sorteio. Onde morávamos não tinha saneamento, banheiro e ainda subíamos uma escada de 15 degraus para chegar em casa. Não tenho palavras para descrever o agradecimento e a emoção. É uma bênção, estamos maravilhados ainda, como se a ficha não tivesse caído. Nem se eu trabalhasse mil anos, teria dinheiro para comprar um apartamento”, falou, feliz, Otoniel.

A preocupação dele agora é manter os cuidados com os filhos, da esposa, para o tratamento dela e a medicação, e fazer a matrícula das crianças em uma nova escola. Ele, que é natural de Belém, estudou até a segunda série do ensino fundamental. “Tem área de lazer para os meninos e eles estão gostando. E vamos cuidar e conservar o apartamento para sempre tê-lo em bom estado”, disse. O casal recebeu ajuda da prefeitura para fazer a mudança, com um caminhão cedido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Meta

O prefeito David Almeida lançou o programa “Casa para Todos”, cuja meta é a construção de mais de cinco mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital.

“Nós temos essa entrega de 500 casas e a perspectiva é de fazer cinco mil habitações na cidade de Manaus, em parceria com o governo federal”, comentou Almeida.

O objetivo do programa é a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados. Conforme o prefeito, o projeto prevê a criação de um Núcleo de Apoio Técnico à Moradia, que será responsável por orientar o cadastramento das famílias nos programas habitacionais.

Residencial

Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.

Os apartamentos são adaptados, atendendo à Norma Brasileira (NBR) nº 9.500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos para PcDs, inclusive nas áreas comuns.

Os futuros moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da gestão David Almeida, por lei municipal.

O residencial tem recursos do governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional, e sua construção foi executada pela RD Engenharia, com valor de R$ 41 milhões.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Facebook