Estamos nas Redes

Prefeitura

Papel de agentes comunitários na rede municipal de saúde é destaque em encontro

Publicado

on

Como parte das atividades de apresentação e aproximação da gestão da rede municipal de saúde, da Prefeitura de Manaus, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe e o subsecretário Djalma Coelho se reuniram na tarde desta quarta-feira, 6/10, com mais de 200 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam no Distrito de Saúde (Disa) Leste. O encontro foi realizado no Centro Cultural Aníbal Beça, no bairro Novo Aleixo.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos de interesse dos ACSs, incluindo esclarecimentos sobre o concurso público para a área da saúde, com previsão de realização em fevereiro de 2022, aposentadoria, licença-prêmio, remuneração, composição de equipes e o modelo de financiamento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa Previne Brasil.

“É uma diretriz da atual gestão encurtar as distâncias entre os profissionais que estão na administração e aqueles que estão na ponta da assistência, e esse foi apenas o primeiro encontro dos que planejamos realizar em todos os distritos de saúde e com as diferentes categorias profissionais”, explicou Shádia Fraxe.

A secretária agradeceu o empenho dos 432 ACSs do Disa Leste, destacando o papel da Estratégia Saúde da Família (ESF) no enfrentamento à pandemia e no apoio à vacinação contra a Covid-19. Shádia também enfatizou o reconhecimento do prefeito David Almeida ao trabalho dos agentes e o interesse da gestão em discutir propostas voltadas para a melhoria das condições de atuação dos agentes em seus territórios e para melhores resultados nos indicadores da saúde municipal.

Ele informou que o edital do concurso com 2.021 vagas, para reposição de pessoal, deve sair até o fim deste mês e, além disso, confirmou que a prefeitura irá construir dez novas unidades de saúde porte IV para ampliar a rede de saúde do município. A secretária aproveitou a oportunidade para pedir que os ACS atuem fortemente no incentivo à vacinação e que ajudem a reduzir o número de usuários em atraso com a segunda dose que, apenas na zona Leste, chega a 37 mil pessoas.

Djalma Coelho, que responde pela subsecretaria de Gestão à Saúde, ressaltou a importância da Atenção Primária no cuidado à saúde da população e na mudança recente do perfil epidemiológico de Manaus, refletido na queda do número de casos, internações e mortes por Covid-19. “Essa mudança está diretamente ligada ao trabalho da Semsa, seja na vacinação, seja nas visitas dos agentes casa a casa, embora outros setores também tenham participação nesse processo”.

A ACS Rosa Andrade da Silva agradeceu a oportunidade de falar diretamente aos gestores, pediu atenção e cuidado com os agentes comunitários e destacou o que esses profissionais fazem na dinâmica da saúde pública. “Nós levamos saúde aos comunitários e a população confia na gente”, disse.

Dentre as muitas atividades que exerce na área há mais de 20 anos, o ACS Sérgio Uchoa citou o combate às fake news. Ele disse que os ACSs também trabalham para promover a conscientização dos públicos atendidos ao levar informação confiável e sensibilizar as pessoas, principalmente para condutas de prevenção a doenças. Citando a importância da escuta na relação entre o profissional de saúde e o paciente, Sérgio ressaltou a importância da escuta na relação entre a gestão e os trabalhadores.

A gerente do Disa Leste, Rosângela Castro, ressaltou a importância do diálogo direto com os gestores como demonstração de valorização do servidor. “Os trabalhadores realizam um trabalho muito intenso e é muito bom quando os secretários se aproximam das equipes, ouvindo, esclarecendo e incentivando a qualificação do trabalho”, destacou.

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Facebook