Estamos nas Redes

Prefeitura

Curso de ‘Aprovação de Projeto’ da Prefeitura com Abenc tem inscrições abertas

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) Amazonas, com apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-AM) e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA), via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), estão com inscrições abertas para o primeiro curso de “Aprovação de Projeto: Desvendando Procedimentos Técnicos”.

O curso vai acontecer nos dias 19 e 20, das 18h às 21h, no auditório da Uninorte (unidade 6), na rua Joaquim Nabuco, Centro, e os participantes deverão fazer sua inscrição prévia no link https://www.even3.com.br/capnimddui2021/ e levar, para doação, dois quilos de alimentos não perecíveis.

Durante os dois dias, os ministrantes vão ampliar o conhecimento sobre urbanismo, edificações e leis do Plano Diretor, tendo como público-alvo engenheiros, arquitetos, contadores, advogados, despachantes, e demais profissionais que queiram aprender os passos necessários para a aprovação de projetos de construção na Prefeitura de Manaus.

A ideia é capacitar profissionais e sociedade a aprovar projetos urbanos, informando toda a legislação e ferramentas necessárias, além dos trâmites e documentação, de forma clara e concisa.
“Estamos buscando o melhor ambiente de negócios, com foco na desburocratização em áreas do licenciamento urbano para construção da Manaus 4.0, voltada para a modernização do município. Nossos empreendedores precisam cada vez mais de ferramentas para incentivo e expansão dos seus negócios, e as informações sobre os procedimentos, como obter licenças e aprovação, de forma mais eficiente da legislação urbana, facilitará muito este processo”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Projetos
O projeto de uma edificação envolve o cumprimento de uma série de leis e normativas técnicas, e o curso terá como objetivo dar capacitação relativa às exigências legais na esfera municipal. Com uma abordagem objetiva e prática, o curso vai propor discussões que auxiliam os estudantes e os profissionais a compreenderem, interpretarem e analisarem as leis de forma crítica, a fim de facilitar a comunicação entre os profissionais, seus clientes e os servidores públicos na tramitação de projetos, o que proporcionará celeridade na aprovação.

Entre os processos estão a Certidão de Informação Técnica (CIT), Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Parcelamento do Solo, Alvarás de Construção (novas obras, reformas e regularização) e Habite-se.

Nos dois dias, arquitetos, urbanistas e engenheiros do corpo técnico do instituto vão apresentar conceitos e as leis que regem a aprovação e licenciamento. O diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro vai ministrar o tema sobre Estudo de Impacto de Vizinhança. A diretora de Operações (Diop), arquiteta e urbanista Jeane da Rocha vai falar sobre etapas de licenciamento, aprovação e Habite-se, enquanto a engenheira Islane Rodrigues tratará da Certidão de Informação Técnica (CIT). E o também engenheiro civil, Claudio Belém, vai ministrar no curso o Parcelamento do Solo.

EIV
Instrumento da política urbana municipal, instituído pelo Estatuto da Cidade, lei federal 10.257/2001, o Estudo de Impacto de Vizinhança é uma exigência prevista na Lei Municipal 1.838/2014, para implantação de empreendimentos de significativo impacto urbano-ambiental.

O Estudo de Impacto de Vizinhança faz a análise e informação prévia para o poder público municipal quanto às repercussões da implantação de empreendimentos e atividades impactantes, privadas ou públicas, de forma a evitar desequilíbrios no crescimento das cidades; garantir condições mínimas de qualidade urbana; zelar pela ordem urbanística e pelo uso socialmente justo e ambientalmente equilibrado dos espaços urbanos.

Programa
Dia 19/10 (terça-feira)

18h às 19h
Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV
19h às 20h
Certidão de Informação Técnica – CIT
20h às 21h
Parcelamento do Solo

Dia 20/10 (quarta-feira)
18h às 19h
Aprovação de Projetos
19h às 20h
Licença para Construção
20h às 21h
Habite-se
21h
Encerramento

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Semcom

Publicidade

Facebook