Estamos nas Redes

Política

Plenário repercute expectativa positiva com a realização do 1º Fórum das Casas Legislativas

Publicado

on

A realização do 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) repercutiu de forma positiva, entre os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que discursaram durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (21), comentando o ineditismo e importância da realização do evento que marca os primeiros oito meses da atual Mesa Diretora do biênio 2021-2022.

Os deputados Sinésio Campos (PT), Delegado Péricles (PSL), Adjuto Afonso (PDT) e o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (PV) discursaram sobre a ousadia do evento em abraçar todos os municípios e capacitar os legisladores municipais, muitas vezes carentes do conhecimento técnico imprescindível para um bom mandato e gestão de cidades.

Sinésio Campos parabenizou a presidência pela realização do 1º Feclam. “Quero aproveitar para parabenizar o presidente pelo esforço em proporcionar esta interação com vereadores e prefeitos do Amazonas. É um megaevento que possibilitará intensa troca de experiências que contribuirá com a formação do Poder Legislativo e, consequentemente, do Executivo, baseado no novo modelo do legislar e fiscalizar, sobretudo com relação às novas regras eleitorais, que estão em voga”, afirmou.

O deputado Delegado Péricles comentou sobre a expectativa do Fórum. “A Assembleia, em nome do nosso presidente,  está de parabéns pela realização do Fórum das Casas Legislativas, que é uma forma de dar um suporte histórico aos nossos parlamentares dos municípios”, afirmou.

O deputado Adjuto Afonso falou da importância do evento para os deputados, principalmente aqueles que têm base no interior. “Os deputados que têm base no interior sabem da importância que este evento da Assembleia nos proporciona. Sabemos a precariedade dos municípios do interior e das Câmaras Municipais, que sobrevivem apenas do repasse constitucional e não podem fazer eventos e capacitações, sequer melhorar a estrutura das câmaras. Muitas delas inclusive não têm Lei Orgânica atualizada porque não possuem assessoria jurídica para fazer isso. O Fórum vai poder ajudar também nisso, melhorando o seu trabalho e atendimento junto à comunidade local”, apontou.

Comentando os discursos dos colegas, o presidente Roberto Cidade ressaltou o fortalecimento dos laços com o interior como um dos motivos para a realização do Fórum.  “Hoje é um dia muito especial para esta Casa, quando completo oito meses à frente da Assembleia e estamos iniciando o primeiro fórum, voltado para fortalecer o Poder Legislativo  do Amazonas, junto com os municípios mais longínquos que muitas vezes não têm nenhum assessor com conhecimento técnico. Já temos mais de 400 vereadores e prefeitos inscritos que vão participar conosco  aqui de cursos sobre reforma eleitoral, regimento interno e marketing digital, por exemplo, que com certeza vão render frutos nos seus municípios”, explicou Cidade.

Em aparte, o deputado Wilker Barreto (sem partido) falou sobre o projeto Câmara Compartilhada, implantado por ele enquanto presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). “O projeto  tinha um propósito semelhante, que é a aproximação por meio dos apoios técnicos de Manaus e das Câmaras Municipais do interior”, disse.

Publicidade

Facebook