Conecte-se Conosco

Prefeitura

Fortalecimento da regulação do saneamento básico na gestão David Almeida é destaque em evento latino-americano

Publicado

em

O fortalecimento do trabalho de regulação do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, realizado nos 11 meses da gestão David Almeida, foi destacado pelo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus, Fábio Alho, na tarde desta quinta-feira, 11/11, durante participação no XII Congresso Brasileiro das Agência de Regulação, que acontece até esta sexta-feira, 12, em Foz do Iguaçu (PR).

O reconhecimento ocorreu durante o painel “Como universalizar a regulação do saneamento no Brasil”, que teve Fábio Alho como um dos debatedores.

“Dos quatro serviços essenciais que compõem o saneamento básico, a cidade de Manaus já regula os dois principais, que são justamente o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, e por determinação do prefeito David Almeida, já estamos com tratativas para iniciar a regulação dos resíduos sólidos. Na questão da drenagem, a Ageman acompanha o trabalho, que vem sendo muito bem conduzido pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta”, declarou Alho.

Fábio afirmou ainda que em 11 meses de gestão do prefeito David Almeida, a regulação do saneamento básico tornou-se mais forte junto à concessionária Águas de Manaus, sobretudo com a expansão dos serviços para as famílias de baixa renda e citou a criação da “Tarifa Manauara”, que deverá contemplar mais de 500 mil pessoas com descontos de 50% na tarifa de água e esgoto, para os usuários beneficiados com os programas de assistência do governo federal, cujo consumo não pode ultrapassar os 15 metros cúbicos mensais de água.

“Um dos maiores avanços da nossa área de saneamento tem sido assegurar a regulação de forma que as famílias de baixa renda alcancem o serviço e ao mesmo tempo tenham uma tarifa módica para o pagamento desses serviços”, destacou Fábio.

Atualmente, o abastecimento de água tratada está acessível para 98% da população e a cobertura dos serviços de esgotamento sanitário da capital está em 26%, com meta para chegar a 90% até 2030, conforme prevê o novo marco legal do saneamento.

O XII Congresso Brasileiro das Agências de Regulação, que tem como tema “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”, segue até sexta-feira, dia 12, como também o X Fórum Ibero -Americano de Regulação (X Fiar).

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no endereço: https://attitudepromo.iweventos.com.br/evento/congressoabar2021/programacao/aberta

Texto – Tereza Teófilo – Ageman

Foto – Divulgação / Ageman