Conecte-se Conosco

Política

PL de Roberto Cidade reconhece o off-road como esporte de aventura e promover o turismo no Estado

Publicado

em

Praticado por amantes da aventura, o off-road – uso de jipes, picapes, motos e veículos adaptados em locais sem asfalto e de difícil trafegabilidade, tem atraído cada vez mais adeptos ao Amazonas, que dispõe de topografia propícia para a atividade. Ciente do potencial do Estado para tal prática, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou um Projeto de Lei (PL) que visa reconhecer a modalidade como esporte de aventura e fomentá-la na região.

De acordo com a proposta, o Governo deverá identificar locais adequados para a modalidade e promover a divulgação dos mesmos, no intuito de atrair o turismo dessas atividades e o desenvolvimento econômico da região.

“A Floresta Amazônica, sobretudo durante o período de chuva, forma trilhas desafiadoras aos praticantes da modalidade que têm ganhado muitos adeptos a cada ano em nosso Estado e merece atenção do Poder Público. Vale lembrar que eventos realizados poderão movimentar a economia no interior, gerando aumento da arrecadação em hotelaria e gastronomia, por exemplo. Todo mundo sai ganhando”, destacou o deputado.

O PL também tem olhar atento ao meio ambiente, ao determinar que o mapeamento dos trechos e das zonas em que a atividade off-road for permitida deverá se basear em estudo específico sobre os impactos da atividade no meio ambiente e nas comunidades locais, além de proibir o desmatamento.