Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura de Manaus encerra ‘Novembro Azul’ da UBS Frei Valério destacando a importância do autocuidado

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus encerrou a campanha “Novembro Azul”, nesta terça-feira, 30/11, na Unidade Básica de Saúde Frei Valério, no bairro Novo Israel, na zona Norte, com uma programação especial. Durante a manhã, foram oferecidos exames rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites, reforço nos cuidados com a saúde bucal, consultas médicas, vacinação contra o HPV para meninos, orientações e serviços de embelezamento como corte de cabelo e massagem. Este ano, o “Novembro Azul” teve como slogan “Cuidar da Saúde também é coisa de homem”.

Ao longo do mês, as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensificaram a divulgação dos serviços de saúde direcionados ao público masculino, para sensibilizar esse segmento sobre a importância do cuidado à saúde de forma integral, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

A diretora da UBS Frei Valério, Aline Maia, destacou que embora hoje seja o último dia da campanha, os cuidados na rede municipal de saúde estão sempre ao alcance da população masculina.

“É importante reforçar que não iremos deixar de oferecer esses serviços, intensificados durante a campanha. Por se sentir o mantenedor da família, o homem acha que não deve se cuidar e esse fator, somado à falta do tempo, dificulta a vinda dele às unidades de saúde. Por isso a intensificação é importante: para que todos fiquem sabendo, mas é importante frisar que esses serviços são ofertados o ano todo nas unidades da Semsa”, frisou.

A diretora do Distrito de Saúde Norte, Paolla Oliveira, explicou que há estudos que indicam que os homens vivem sete anos a menos que as mulheres por causas evitáveis. E por isso, trabalhar na prevenção é a melhor forma de assegurar uma vida longa e de qualidade. Um objetivo que para os profissionais da ponta significa um trabalho diário para quebrar as barreiras que afastam o público masculino das ações de prevenção.

“Ainda há muita resistência e preconceito com relação aos cuidados preventivos ao câncer de próstata e a outras doenças que são evitáveis. Enfatizamos que quando os problemas são diagnosticados precocemente é possível ter uma vida saudável e nossa tarefa é reforçar o autocuidado informando que cuidar de si também significa também fazer exercícios e ter boa alimentação”, completou.

O autônomo Luiz Carlos Salgado já conseguiu mudar seu comportamento e realiza suas consultas e exames anualmente na UBS Frei Valério. Ele incentiva os demais homens sobre a importância de cuidar da saúde.

“Eu estou sempre aqui me consultando. Nós precisamos quebrar essa resistência em procurar ajuda. Assim como as mulheres fazem suas consultas, nós também temos que fazer isso e lutar contra a vergonha e o preconceito. Nossa saúde é importante para nós mesmos e para a nossa família”, ressaltou.

Para o repositor de vendas Elton Valente, a lição fundamental do “Novembro Azul” é o cuidado que precisa fazer parte da rotina, mesmo quando há falta de tempo.

“Quanto mais cedo a gente se cuidar, melhor. Porque se a gente faz disso um hábito e começa a se cuidar quando é novo, fica mais fácil tratar e curar as doenças. Isso dá estímulo e esperança pra gente”, afirmou.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Camila Batista / Semsa

Publicidade

Facebook