Estamos nas Redes

Prefeitura

Creche da Prefeitura de Manaus realiza exposição do projeto ‘Kurumins Gallery Arts’ com obras das crianças

Publicado

on

Artistas do maternal 1, 2 e 3 da creche municipal Magdalena Arce Daou, da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizaram nesta quinta-feira, 9/12, a exposição do projeto “Kurumins Gallery Arts”, com múltiplas linguagens artísticas envolvendo o conhecimento de identidade “Amazônica em Tempos de Pandemia”. A unidade está localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul da capital, e atende 220 crianças.

A exposição tem o objetivo de socializar com toda a comunidade escolar (Famílias, crianças e colaboradores) as produções das crianças envolvendo pintura, escultura, dança, teatro, poesia e fotografia, todas as linguagens explorando a temática regional em que o projeto está envolto.

O subsecretário municipal de Gestão Educacional (SGE) da Semed, Carlos Guedelha, participou da ação e falou da importância em desenvolver trabalhos em parceria entre a escola e a família. “O que está acontecendo aqui é algo magnífico, a culminância de um trabalho desenvolvido por toda a equipe docente em parceria com a família, trazendo para as crianças os primeiros contatos com a arte, desenvolvendo sensibilidade artística e ao mesmo tempo adquirindo conhecimentos sobre a cultura amazônica, somando tudo isso os resultados sempre serão excelentes”, enfatizou Guedelha.

Durante o evento, foram expostos os trabalhos feitos pelas crianças, como bonecos de gravetos, modelagens, fotografias tiradas pelas próprias crianças e gastronomia regional. A ideia do projeto surgiu da professora do maternal 2 Maria Raquel Souza dos Santos, que desenvolveu primeiro com a turma que leciona.

“Essa exposição integra o projeto Kurumins e Kunhatãs, que é um conhecimento identitário Amazônico em tempos de pandemia, que busca resgatar a nossa identidade regional pelas famílias e as crianças na primeira infância. Os pequenos estiveram envolvidos desde o primeiro momento de quando surgiu a ideia do projeto, que aconteceu por meio de uma foto de uma aluna dentro de uma canoa e todos ficaram curiosos, daí resolvi trabalhar com eles os meios de transportes e foram surgindo outras perguntas que resultou nessa exposição”, explicou Raquel.

As famílias também participaram da exposição. A cabeleireira Anny Menezes, mãe do pequeno Marcos Lorenzo Gama, 3 anos, do maternal 3, disse que tem aprendido bastante com o filho durante todo o período que ele frequenta a creche.

“Durante todo esse período que o meu filho está na creche, ele já desenvolveu vários projetos e eu também tenho aprendido bastante. Esse projeto cultural mexeu bastante com a mente dele e isso fez uma grande evolução, porque ele está fazendo descobertas que nem eu sabia”, disse a mãe.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Publicidade

Facebook