Estamos nas Redes

Esportes

Fifa limita empréstimos de jogadores já a partir da próxima temporada

Publicado

on

Novas regras visam promover o equilíbrio competitivo

Os clubes de futebol vão passar a ter um limite no número de jogadores emprestados já a partir da próxima temporada e também na duração dessas transferências, anunciou a Fifa hoje (20), em comunicado.

De acordo com a entidade, a partir de 2022/23, todos os clubes só poderão emprestar um máximo de oito jogadores e só poderão ter no plantel oito futebolistas cedidos temporariamente por outros emblemas. Esse número será reduzido para sete em 2023/24 e ficará definido em seis em 2024/25.

Destas novas regras da Fifa ficam isentos todos os jogadores até aos 21 anos, bem como os atletas que fizeram toda a formação no clube com o qual ainda têm contrato.

A Fifa acrescentou que todos os empréstimos têm de ter uma duração mínima de seis meses e que não podem ultrapassar um ano.

“Com estas medidas, a Fifa quer desenvolver os jovens jogadores, promover o equilíbrio competitivo e evitar a acumulação de jogadores nos clubes, situação que tem sido cada vez mais frequente”, disse a entidade em comunicado oficial.

A Fifa, que espera que as novas regras entrem em vigor em 1º de julho deste ano, vai também limitar o número de empréstimos entre os mesmos dois clubes, com um máximo de três jogadores para ceder ou receber.

As medidas fazem parte da reforma geral do sistema de transferências que o organismo iniciou em 2017, mas que foram atrasadas devido à pandemia da covid-19.

Foto: Reuters/Arnd Wieggmann
Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Facebook