Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura de Manaus apresentará projetos para o Centro em webinário internacional aberto ao público

Publicado

on

As cidades Manaus, Nápoles, na Itália, e a cubana Cienfuegos, apresentarão ações estratégicas de regeneração urbana, durante o webinário “Estratégias de reabilitação para centros históricos: estudos de caso”, organizado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional América Latina (Iurc-LAC), órgão que Prefeitura de Manaus possui termo de cooperação.

O evento que vai acontecer nesta quinta-feira, 24/2, às 11h, tem duração prevista de 1h15 e oferecerá tradução simultânea em inglês, espanhol e português. O público interessado em participar pode fazer sua inscrição neste link, gratuitamente, até antes do início das apresentações.

Além de Manaus, que representa o Brasil, há Nápoles, da Itália, que vai tratar do “Papel das parcerias público-privadas nas estratégias de regeneração”; e Cienfuegos, em Cuba, falando de “Patrimônio e sustentabilidade para revitalizar e preservar centros históricos”.

Haverá, ainda, espaço para discussão, relações internacionais e informações sobre a agenda urbana e capacidades construídas das cidades.

O trabalho de Manaus será apresentado pelo arquiteto e urbanista Leonardo Normando, coordenador de programa no Implurb; o case italiano terá como ministrante o gerente de projetos Nicola Masella; e a consultora em Cidade e Território Idom, Rocío González vai falar das ações cubanas. O evento terá como moderadora a gerente no Brasil para Iurc América Latina, Heloisa Barbeiro.

Cooperação

Manaus e Nápoles assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.

As duas cidades-metrópoles têm o webinário conjunto para compartilhar experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos territórios.

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.

Financiadas pela União Europeia, as atividades do Iurc dão suporte para se buscar atingir objetivos políticos tanto a nível local, quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Termo de Cooperação

A participação de Manaus é fruto da articulação do Implurb junto à União Europeia. De Nápoles, participam dos trabalhos, o gerente de projetos urbanos Nicola Barbato; a arquiteta Francesca Pignataro; a gerente no Brasil para o Iurc, Heloisa Barbeiro; e a líder de Cidades, Tricia Hackett. Da capital amazonense, os participantes são o diretor-
presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente; o vice-presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade; o diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro; o coordenador de projetos, arquiteto Leonardo Normando, e as arquitetas Rejane Gaston e Eloisa Serrão.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Arquivo / Semcom

Publicidade

Facebook