Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura de Manaus lança programação artístico-cultural para mulheres

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), preparou para o mês de março uma programação dedicada especialmente às mulheres. Com início na quinta-feira, 10/3, o “Arte e Cultura: de Mulher Pra Mulher”, vai apresentar, de forma híbrida, o trabalho de grandes mulheres da cena artístico-cultural da cidade, que também se destacam pela representatividade feminina. São elas: a atriz Isabela Catão; a chef de cozinha da etnia sateré-mawé, Clarinda Ramos; a artista plástica Monik Ventilari, e as intérpretes musicais Márcia Siqueira, Elisa Maia, Márcia Novo e Ellen Mendonça.

Com o mote “Arte e Cultura: de Mulher Pra Mulher”, as rodas de conversa abordarão a importância da trajetória de cineastas amazonenses no mercado audiovisual; a representatividade feminina nas artes visuais; a importância das mulheres na música manauara; e empreendedorismo gastronômico indígena. As atividades são limitadas a 20 pessoas presentes, por painel, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail da Diretoria de Cultura da Manauscult ([email protected]). A programação será transmitida nas redes sociais da Fundação Municipal.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o objetivo da ação é fortalecer o protagonismo e pioneirismo feminino, dando espaço para que elas usem suas vozes. “É importante que outras mulheres se percebam nessas artistas e encontrem coragem e inspiração suficientes para engajar e fortalecer ainda mais a cadeia cultural da nossa cidade. As mulheres têm um papel importante na sociedade e merecem lugar de destaque”, avaliou.

“Nossa missão é continuar exaltando as conquistas femininas e seus talentos, com ações que corroboram para pontuar, discutir e buscar soluções para as questões que ainda perpassam as suas jornadas”, ressaltou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

As atividades programadas contam com a parceria do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e do Programa Municipal de Formação Artístico Cultural (Promfac).

Dia Internacional da Mulher

Oficializado em 1975, o Dia Internacional da Mulher reconhece o histórico feminino pela busca de direitos, além de proporcionar visibilidade às lutas atuais e diárias. Apesar de ser comumente relacionado com um incêndio em Nova York, em 1911, que resultou na morte de mais de uma centena de mulheres, a data de 8 de março marca um protesto de mulheres operárias contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na Rússia.

PROGRAMAÇÃO

10 de março – Roda de Debate – Audiovisual

Evento híbrido – 20 vagas

O que é – Roda de debate para falar sobre a importância da trajetória de cineastas amazonenses no mercado audiovisual.

Mediadora – Monik Ventilari

Convidadas: Pâmela Eurídice venceu o edital Conexões Culturais 2019, da Prefeitura de Manaus, com o projeto “Olhar Feminino: O norte na Direção”.

Isabela Catão é atriz, participou de “O Barco e o Rio”, “Enterrado no Quintal”, “Terra Nova” e outros filmes. Ela tem ganhado reconhecimento em festivais nacionais pelo trabalho dela e está à frente da criação do Fórum do audiovisual do Amazonas voltado para mulheres.

Horário – 9h às 10h

Local – Centro de Arqueologia de Manaus

Transmissão pelo Facebook da Manauscult

11 de março – Painel virtual – Artes Visuais

O que é – Debate virtual sobre a representatividade feminina nas artes visuais de Manaus.

Convidada – Elene Rebelo, pesquisadora cultural e estudante de Artes visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Horário – 15h às 16h

Local – Instagram

Mediadora – Monik Ventilari

14 de março – Roda de Debate – Música

Evento híbrido – 20 vagas

O que é – Roda de debates a sobre a importância das mulheres na música manauara, as dificuldades e oportunidades do atual cenário local e nacional.

Mediadora – Ellen Mendonça

Convidadas – Márcia Siqueira, Elisa Maia, Márcia Novo.

Local – Centro de Arqueologia de Manaus

Horário – 16h às 17h

Transmissão pelo Facebook da Manauscult

18 de março – Painel virtual – Empreendedorismo Gastronômico indígena

O que é – Debate sobre empreendorismo gastronômico indígena em Manaus.

Mediadora – Monik Ventilari

Convidada – Clarinda Ramos, chef da etnia sateré-mawé do Biatüwi, pedagoga, mestra em antropologia social, chef de cozinha e co-fundadora da casa de comida indígena Biatüwi, em Manaus.

Local – Instagram

Horário – 15h às 16h

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Ilustrações – Divulgação/Manauscult

Publicidade

Facebook