Estamos nas Redes

Internacional

Quase 400 civis morreram no Afeganistão com Talibã no poder, diz ONU

Publicado

on

Período corresponde agosto de 2021 ao fim de fevereiro

Quase 400 civis foram mortos em ataques no Afeganistão desde que o Talibã assumiu o poder, mais de 80% deles por um grupo afiliado ao Estado Islâmico, mostrou um relatório da ONU que reforça a escala das insurgências que os novos governantes precisam enfrentar.

É o primeiro grande relatório de direitos humanos desde que o Talibã tomou o poder do antigo governo apoiado pelos Estados Unidos, em agosto do ano passado. O documento gera preocupações no Ocidente sobre um recuo mais amplo de direitos para mulheres, jornalistas e outros.

Corresponde ao período de agosto de 2021 ao fim de fevereiro e diz que 397 civis foram mortos, a maioria em uma série de ataques do grupo Estado Islâmico Khorasan (ISIS-K).

Mais de 50 pessoas que teriam ligações com o grupo militante extremista foram mortas no mesmo período, afirma o relatório, algumas torturadas e decapitadas e jogadas na beira da estrada.

“A situação de direitos humanos para muitos afegãos é profundamente preocupante”, disse a alta comissária para Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, em um discurso apresentando o relatório ao principal órgão de direitos humanos, em Genebra.

No mesmo discurso, Bachelet disse que o Talibã restringiu direitos e liberdades das mulheres. Ela pediu que as mulheres possam “participar plenamente” da vida pública.

Sob o governo anterior, de 1996 a 2001, os islamistas linha-dura do Talibã proibiram mulheres e garotas de serem educadas. Eles dizem que mudaram desde então.

Foto: Reuters/Ali Khara
Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Facebook