Estamos nas Redes

Prefeitura

Telemonitoramento de pacientes com tuberculose em Manaus é destaque em webinar do Ministério da Saúde

Publicado

on

O trabalho de telemonitoramento de pacientes com tuberculose na cidade de Manaus, que já atendeu 1.295 pessoas, será destaque no webinar “Rumo à Implementação do Plano Nacional de Tuberculose (TB) Frente aos Desafios da Covid-19”, marcado para quinta-feira, 10/3, a partir das 14h, horário de Brasília, com coordenação do Ministério da Saúde. A experiência do telemonitoramento em Manaus será apresentada pelo chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeiro Daniel Souza Sacramento, um dos seis palestrantes do evento.

“A pandemia da Covid-19 pressionou os serviços da rede básica de saúde, especialmente o manejo das condições crônicas de saúde, como a tuberculose. A necessidade de isolamento social e de redirecionamento dos serviços de saúde levou à definição de novas estratégias para manutenção da adesão ao tratamento da tuberculose. Em Manaus, o telemonitoramento foi uma dessas estratégias de trabalho”, explica Daniel Sacramento.

A experiência de Manaus será abordada integrando o eixo temático “Organização e Resposta Programática à Covid-19: o que mudou na rotina da gestão dos programas de TB?”, e que também vai incluir apresentação de experiência do Estado de São Paulo.

“O webinar é um evento nacional que tem como público-alvo profissionais de saúde, gestores, pesquisadores, estudantes, parceiros intersetoriais e representantes da sociedade civil em todo o Brasil. É uma oportunidade para que todos possam acompanhar o processo de implementação do Plano Nacional de Tuberculose, assim como discutir as experiências que foram executadas no período de pandemia da Covid-19, para garantir o atendimento aos pacientes com tuberculose”, afirma Daniel Sacramento.

O webinar também vai abordar os temas: A sociedade civil como ator estratégico para implementação do Plano Nacional; Ampliação da rede de diagnóstico da TB; e Produção científica e inovação para a melhoria do diagnóstico de TB. Os interessados em participar devem acessar o link webinar.aids.gov.br.

Telemonitoramento

O serviço de telemonitoramento de pacientes com tuberculose, criado em novembro de 2020 pela Prefeitura de Manaus, já atendeu 1.295 pessoas na rede de saúde municipal. No total, foram 5.509 ligações registradas com sucesso.

Atualmente, 659 pacientes estão sendo monitorados no serviço, que tem como objetivo fortalecer e complementar o acompanhamento dos pacientes com tuberculose, que são atendidos nas Unidades de Saúde, a partir do contato por telefone, garantindo acesso ao atendimento, contribuindo para adesão do paciente ao tratamento e para a redução de casos de abandono do tratamento.

O trabalho é realizado por uma equipe formada por dois médicos infectologistas, dois pediatras e um enfermeiro, que fazem contato com o paciente por telefone pelo menos uma vez ao mês, durante o período de tratamento com medicamentos, que é de no mínimo seis meses.

Daniel Sacramento informa que o município de Manaus registrou no ano passado 2.316 casos novos de tuberculose e este ano já foram notificados 355 casos. “O telemonitoramento é mais uma estratégia da Semsa para o controle da tuberculose e a Prefeitura de Manaus está planejando uma ampliação do serviço com treinamento de novos operadores, para manter a regularidade dos atendimentos no tempo oportuno e qualificar ainda mais o atendimento”, destaca o enfermeiro.

A próxima etapa de treinamento vai acontecer nesta quinta-feira, 8h30, na Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), em formato on-line, direcionada para médicos e enfermeiros.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Facebook