Estamos nas Redes

Política

Prefeitura de Coari fortalece setor primário com a realização da II Semana Agroambiental

Publicado

on

Com o objetivo de disseminar as questões do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Turismo, realizou, nesta quarta-feira (16), no Auditório Silvério José Nery, a abertura da II Semana Agroambiental. O evento contou com a presença do prefeito Keitton Pinheiro, vice Edilson Lima, vereadores, além de outras autoridades representantes do Governo do Estado do Amazonas.

De acordo com o prefeito Keitton Pinheiro, a Semana Agroambiental mostra a potencialidade do Setor Primário local, visando oferecer novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas e o fortalecimento das políticas públicas municipais. “Trata-se de uma iniciativa implementada pela última Gestão, que nós fazemos questão de dar continuidade em virtude da sua extrema importância para o progresso de Coari, e a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

O secretário estadual de Produção Rural (Sepror), Petrúcio Magalhães, destacou que é perfeitamente possível conciliar a produção de alimentos com o meio ambiente e a Semana Agroambiental em Coari tem essa proposta de conciliar a produção com a floresta amazônica, razão pela qual não poderiam estar fora do encontro. “Estivemos presentes na primeira edição junto com o governador Wilson Lima, e estamos agora com toda a equipe do sistema Sepror não só para debater e garantir conhecimento para os produtores, extrativistas e pescadores, mas também fazendo entregas importantes”, disse.

Durante a cerimônia, foram entregues pela Sepror, 100 motores rabeta, 15 kits de panagens para rede de pesca de pirarucu; 200 mil pós-lavas de tambaqui e 50 kits de mudas de citrus, equivalente a 1.500 mudas de laranja e limão. Os implementos vão ser doados aos produtores rurais, juntamente com as 200 mil mudas de açaí que serão entregues pelo governo municipal. Além disso, também foi assegurado uma parceria entre a Prefeitura de Coari e o Governo do Estado para a recuperação dos ramais e vicinais do município, que deve estimular ainda mais o crescimento do Setor Primário local.

A II Semana Agroambiental – Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico será realizada até a próxima sexta-feira (18), com diversas ações e atividades, envolvendo a participação de especialistas, produtores e agricultores rurais, comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Na programação estão a capacitação de 200 líderes rurais, palestras educativas sobre agroindústrias, licenciamento ambiental, atividade da piscicultura e pesca, marketing digital rural, manejo florestal, entre outros, e a doação de pós-lavas de tambaqui e mudas de açaí e citrus (laranja e limão).

O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas (Idam, Adaf e ADS), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Banco da Amazônia (Basa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Programação:

1º Dia 16 /03/ 2022

7:00h – Credenciamento
8:00h – Solenidade de Abertura
8:30h – Fala das Autoridades
8:45h – Entrega de mudas de citrus, mudas de açaí BRS pai d’égua, alevinos de tambaqui e outros anúncios de benefícios pelo sistema SEPROR, e Governo do Estado.
9:00h – Coffee Break
9:30h – Cooperativismo e Organização Social – OCB
10:00h – Financiamento e Crédito Rural – Banco BASA
10:30h – Administração e Gestão de Sucesso da Propriedade Rural – prof. Dr. Humberto Silva
11:00h – Intervalo para o almoço
14:00h – Cultura do Açaí – SEPROR
14:30h – CONAB
15:00h – Coffee Break
15:30h – Pequena Agroindústria de Polpa de Fruta e Açaí – SEPROR
16:00h – Perspectiva de Pesca e Aquicultura – SEPA
16:30h – Desenvolvimento Sustentável – Combate ao Desperdício de Alimentos – Carlos Henrique
17:00h – Encerramento

2º Dia 17 /03/ 2022

8:00h – Cacau – SEPROR
8:30h – Marketing Digital e Mídias Sociais de Sucesso – Dr. Humberto Silva
9:00h – Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável – Prof.ª Tânia Valeria Custodio – UFAM
9:30h – Coffee Break
10:00h – Pró Calcário – SEPROR
10:30h – Pró Mecanização – SEPROR
11:00h – Intervalo para o almoço
14:00h – Perspectivas Econômicas na Meliponicultura – Lamuel Sadraque
14:40h – Cultura do Café no Amazonas
15:00h – Coffee Break
15:30h – Manejo Florestal – SEPROR
16:00h – Piscicultura – SEPROR
16:30h – Turismo e Desenvolvimento – Amazonastur
17:00h – Encerramento

3º Dia 18 /03/ 2022

8:00h – Perspectiva Econômica Avicultura de Corte em Coari – Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Turismo
8:30h – Licenciamento Ambiental – Engenheiro Florestal João Serafim
9:00h – Perspectiva do Setor Primário de Coari em 2022 – Secretário Jacksoney de Lima Rocha
9:30h – Abertura da Fala das Autoridades Institucionais
10:00h – Encerramento: Fala dos Líderes Rurais e a entregas de mudas de açaí

Publicidade

Facebook