Conecte-se Conosco

Prefeitura

Prefeitura realiza operação ‘Fluidez’ nos cruzamentos da cidade para melhorar o tráfego nos horários de pico

Publicado

em

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está realizando monitoramento com fiscalização nos principais cruzamentos e corredores viários da cidade, com a operação “Fluidez”. A medida visa o reordenamento do tráfego por meio de cones e com a atuação dos agentes de trânsito nos horários de pico da manhã e da noite.

A diretoria de Operações do IMMU (DOP) mapeou os principais cruzamentos nas seis zonas da cidade e deslocou os agentes para a realização de intervenções na via. A atuação dos servidores se dá principalmente no auxílio à travessia de pedestres e manuseio dos semáforos com botoeiras.

“Nossa intenção é reduzir em até 30% o tempo gasto pelos motoristas nestes pontos. Os principais cruzamentos precisam de auxílio dos agentes e por meio da operação manual do semáforo, podemos mudar o tempo dos focos para a via que tem menos trânsito e proporcionar melhor fluidez para a via mais carregada e assim ter menos congestionamentos”, informou o vice-presidente de trânsito do IMMU, Edson Lêda.

De acordo com o levantamento realizado pelo IMMU, o cruzamento da avenida Pedro Teixeira com a rua Paxiúba, zona Oeste, faz o ligamento com outras duas zonas da cidade com vários pólos geradores de tráfegos e necessita de monitoramento diário dos agentes, principalmente nos horários da manhã e final da tarde.

Durante a manhã, outro ponto com atuação dos agentes com montagem de cones está situado na avenida Dr. Theomário Pinto, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, onde é necessário que a via seja balizada com uma faixa em direção à avenida Efigênio Sales para que os motoristas não interrompam o fluxo tentando invadir a pista da esquerda.

A avenida Rodrigo Otávio, na zona Sul, tem sido avaliada constantemente pelo IMMU. A via faz ligação com o complexo viário Gilberto Mestrinho (conhecido como viaduto do Coroado), sendo que a rotatória liga as zonas Leste, Centro-Oeste, Sul e Norte. Os agentes montam serviços de monitoramento e fluidez principalmente nos horários de pico, momento que as vias do entorno são bastante concorridas para acessarem o complexo viário.

Além da presença dos agentes com monitoramento fixo nos principais cruzamentos e corredores viários, o IMMU disponibiliza viaturas, motocicletas e conta com o auxílio das câmeras do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que são acompanhadas pela diretoria de Operações da prefeitura para detectar os pontos críticos e opções de desvios para os motoristas.

Os motoristas também podem acompanhar as informações sobre o trânsito em tempo real, por meio da conta do IMMU no Twitter, @immu_manaus. Acidentes, opções de desvios, veículos em pane e vias interditadas são postadas pelos agentes que monitoram as ruas da cidade.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU