Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura intensifica vacinação do calendário infantil e serviços de atenção básica no sábado, 16

Publicado

on

Com o funcionamento extraordinário de 43 unidades básicas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove uma grande ação de saúde em todos os distritos da zona urbana da capital no sábado, 16/4. Das 8h às 16h, as unidades estarão abertas para atualizar o cartão de vacinação das crianças de 0 a 14 anos e para realizar a coleta de exame preventivo do câncer do colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos.

Além disso, serão oferecidas em todas as unidades as vacinas contra influenza e contra sarampo para os públicos contemplados na primeira etapa da campanha nacional de vacinação e, em 26 desses locais, serão oferecidos outros serviços como consultas, dispensação de medicamentos e vacinação contra a Covid-19. Em uma unidade por distrito de saúde, será realizado, ainda, o serviço de mamografia, para mulheres de 50 a 69 anos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, com a ação, a Prefeitura de Manaus espera, principalmente, reduzir o número de crianças em atraso com as vacinas da poliomielite e a Pentavalente e aumentar o número de mulheres com o exame preventivo (colpocitológico) em dia.

O secretário explica que esses itens são prioritários para a saúde do público infantil e feminino e estão entre os sete indicadores do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que mede o desempenho dos municípios em relação à qualidade dos serviços de atenção básica e que impactam no financiamento das ações municipais de saúde.

A mega-ação vai ser realizada neste e no próximo sábado, dia 23. “Nesta semana e na seguinte, não teremos atendimento de rotina durante dois dias por conta dos feriados e pontos facultativos, por isso planejamos essa intensificação, ampliando de 11 para 43 as unidades que estarão abertas e estendendo o horário de funcionamento até as 16 horas”, destaca Djalma Coelho.

As unidades irão atender por livre demanda, não sendo necessário o agendamento prévio nem encaminhamento médico para a realização dos exames oferecidos.

Atendimento

Em todas as 43 unidades que funcionam no sábado, 16/4, a Semsa vai oferecer as vacinas do calendário básico infantil, a vacinação contra influenza e sarampo e o exame preventivo do câncer do colo do útero.

Para receber as vacinas, as crianças de 0 a 14 anos devem ser levadas por um responsável maior de 18 anos, que deve apresentar a caderneta de vacinação infantil e o CPF ou o Cartão Nacional do SUS (CNS) da criança.

As mulheres que forem fazer o exame preventivo devem apresentar um documento de identificação com foto, além do CPF ou  CNS. A Semsa orienta que devem buscar o serviço, prioritariamente, as mulheres que têm entre 25 e 64 anos, com atenção para a seguinte periodicidade: os dois primeiros exames devem ser realizados anualmente e, dando resultado normal, os próximos devem ser feitos a cada três anos.

Para os trabalhadores da saúde, que podem ter acesso às vacinas contra influenza e sarampo serão exigidos os documentos pessoais, a carteira de vacinação e um comprovante de vínculo com um estabelecimento de saúde (crachá, contracheque ou carteira de trabalho). As pessoas acima de 60 anos, para quem está disponível apenas a vacina contra a influenza, devem apresentar apenas documento de identificação, CPF e carteira de vacinação.

Outros serviços

O serviço de mamografia também faz parte das ações promovidas pela Semsa no próximo sábado. O exame estará disponível em uma unidade por distrito de saúde: policlínica Djalma Batista, na zona Oeste, Unidade de Saúde da Família (USF) Sálvio Belota, na zona Norte, Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Campos, na zona Leste, e Clínica da Família Antônio Reis, na zona Sul. Para ter acesso à mamografia, a mulher deve ter entre 50 e 69 anos e não ter realizado este exame nos últimos dois anos.

Em 25 das 43 unidades, a Semsa também vai oferecer a vacina contra a Covid-19 para o público de 12 anos ou mais, com a oferta de primeira à quarta dose, de acordo com os públicos e os intervalos preconizados. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, CPF e carteira de vacinação, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

A relação completa das unidades que estarão em funcionamento no sábado, com endereços e serviços oferecidos por unidade pode ser consultada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria (@semamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).

Texto – Andréa Arruda/Semsa

Fotos – Camila Batista/Semcom

Publicidade

Facebook