Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura de Manaus participa de reunião para fortalecimento do SUS

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus participa, nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6/5, da reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), evento que acontecerá em São Paulo (SP) e contará com a participação de gestores de saúde de todo o Brasil, para trocar experiências, avaliar cenários e discutir as perspectivas para política de saúde nos municípios.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, que participará do encontro, juntamente com o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Nagib Salem, destacou que o evento é importante para integrar os gestores da área da Saúde, permitindo a troca de experiências exitosas para a boa prestação de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Teremos a oportunidade de conhecer práticas que estão sendo viabilizadas fora do nosso Estado, que podem ser adaptadas e aplicadas em Manaus. Além disso, serão apresentados temas importantes como o projeto que prevê o apoio do agente comunitário de saúde ao paciente com doença oncológica e o modelo de organizações sociais de saúde”, destacou.

Djalma Coelho acrescentou que um dos itens abordados no encontro diz respeito à avaliação de tecnologias em saúde, uma área na qual a Semsa tem conquistado resultados expressivos.

“Com a utilização da tecnologia, que na Semsa tem se efetivado com criação de dashboards (painéis de informações), tecnologias de monitoramento e de gestão, temos condições de avaliar os resultados dos serviços prestados em momento oportuno, permitindo ajustes quando necessário. São tecnologias que nos permitiram um bom desempenho nos índices do Previne Brasil no terceiro quadrimestre de 2021. Estamos alinhados com os instrumentos que permitem o aprimoramento das ações e serviços de saúde na capital”, ressaltou.

Um dos avanços da Semsa neste campo, segundo o secretário, é um projeto de telemedicina para síndrome pós-Covid-19, uma das frentes de trabalho que integram a iniciativa denominada Centro Integrado de Tecnologia de Informação da Saúde (Citis) em desenvolvimento pelo órgão.

A reunião do Conares abordará sobre a pesquisa de Gestão Orçamentária e Financeira do SUS, que tem o propósito de investigar as dificuldades enfrentadas pelas secretarias de Saúde na execução dos recursos financeiros. A parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e os hospitais de excelência e apresentação do monitoramento e avaliação da rede colaborativa para fortalecer os serviços do SUS, também serão discutidas na reunião.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Camila Batista / Semsa

Publicidade

Facebook