Estamos nas Redes

GOVERNO FEDERAL

2ª etapa do Revalida 2022/1 será aplicada em 25 e 26/6

Publicado

on

Edital da etapa de habilidades clínicas foi publicado nesta sexta (6). Período de inscrições será de 13 a 17/5, por meio do sistema do exame

A prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 será aplicada nos dias 25 e 26 de junho. O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou nesta sexta-feira (06/05), no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 35, de 4 de maio de 2022, que estabelece as diretrizes, os procedimentos e prazos da segunda etapa do exame.

O período de inscrições será de 13 a 17 de maio e os interessados deverão se inscrever pelo Sistema Revalida. O mesmo prazo vale para as solicitações de atendimento especializado. Já o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 20 de maio. As cidades de aplicação, assim como a quantidade de vagas disponíveis, serão informadas ao participante, também por meio do sistema do exame, no momento da inscrição.

Estrutura

Nesta etapa, a prova será estruturada em um conjunto de dez estações, que serão percorridas ao longo de dois dias de exame, nas quais os participantes deverão realizar tarefas específicas das áreas determinadas. Elas podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

Etapas 

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, cuja aplicação contemplou as provas objetiva e discursiva. A publicação dos resultados finais da primeira etapa está prevista para o dia 11 de maio.

Aprovação e reprovação

O participante aprovado na segunda etapa estará apto a prosseguir com o processo de revalidação do diploma junto a uma das universidades parceiras.

A relação das instituições será disponibilizada no Sistema Revalida, para que o participante aprovado indique a universidade em que deseja prosseguir com a revalidação de seu diploma. Caso reprove na primeira participação da prova de habilidades clínicas, é possível se inscrever diretamente nessa etapa, nas duas edições seguintes do exame.

Revalida

Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2022/1

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foto: Internet

Publicidade

Facebook