Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeito em exercício vistoria funcionamento de cemitérios no dia das Mães

Publicado

on

O prefeito em exercício, Wallace Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), acompanhou, na manhã deste domingo, 8/5, a movimentação nos cemitérios da capital em virtude do dia das Mães. Para proporcionar um conforto maior para a população, foi preparada uma programação especial envolvendo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

“Estamos iniciando esse domingo, onde comemoramos o dia das Mães  com a expectativa plena do fluxo de pessoas nos cemitérios. Nós começamos pelo São João Batista e vamos dar uma volta em outros cemitérios, mas já vemos aqui que tudo está correndo conforme planejado. É algo muito gratificante, a humanização que todos campos-santos passaram com esse novo olhar. Os familiares estão vendo o cuidado extensivo das secretárias pelos seus entes. Aquele cuidado que eles gostariam de ter”, afirmou Oliveira.

A expectativa da gestão municipal e de que até as 18h,mais de 500 mil pessoas passem pelos dez campos-santos de Manaus, sendo seis na capital e quatro na zona rural, todos coordenados pela Semulsp.

Titular da pasta, Altervi Moreira destacou o trabalho que foi realizado durante toda a semana para preparar os espaços para a população. “Nossa frente de trabalho de manter os cemitérios sempre limpos, organizados, esse acolhimento humanizado conforme ordenou o prefeito, é fundamental. Nós estamos preparados, todos nesse padrão de excelência para receber a população de Manaus nesse domingo, nesse momento de reflexão para aqueles que vêm. Estamos com toda a nossa equipe integrada para dar esse resultado para população. Isso já é um marco que vai ficar dentro da prefeitura. É o trabalho que o prefeito David Almeida tem como meta, e esses são os resultados que estão acontecendo agora”, destacou Moreira.

Sonorização

Os seis cemitérios da área urbana recebem ambientação musical,  conduzida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), para garantir um acolhimento diferenciado às famílias. Além disso, estão ocorrendo apresentações musicais de forma simultânea nos cemitérios, em horários diferenciados.

A iniciativa já ocorreu em 2021 e será mantida, como confirmou o titular da pasta, Alonso Oliveira. “Não tenho dúvida que hoje os nossos campos-santos tornaram-se um local de visitação através da  transversalidade das secretarias. Começamos essa fase embrionária de um projeto de humanização dos cemitérios da cidade de Manaus, e, com isso, nós estabelecemos uma programação que foi aceita de forma positivo pelos frequentadores. Essa é a forma que nós temos de respeitar, de dignificar, de oferecer conforto e acolhimento a todas as famílias”, finalizou.

A iniciativa foi aprovada pela aposentada Orlete Mendes, que tem sua família sepultada no cemitério São João Batista. “Estou parabenizando a nova administração, o nosso prefeito, que agora nós podemos andar aqui com segurança e que tá tudo muito limpo, muito bonito. Parabenizo, nota dez”.

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Antonio Pereira e Ruan Souza / Semcom

Publicidade

Facebook