Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza homenagem aos garis em comemoração aos mais de 2,5 mil profissionais que atuam na capital

Publicado

on

Em comemoração ao Dia do Gari, celebrado nesta segunda-feira, 16/5, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), prestou uma homenagem aos 2,5 mil profissionais que realizam diariamente serviços de limpeza para deixar a cidade livre do acúmulo de lixo e evitar a proliferação de doenças. O evento aconteceu no Assel Clube Manaus, na avenida do Turismo, zona Oeste, e contou com a presença do prefeito David Almeida e do governador Wilson Lima.

O chefe do Executivo municipal destacou que reconhece o valor e dedicação de cada profissional em zelar pelo município. “Os garis mudaram a cara da nossa cidade. Graças ao trabalho dos garis, a cidade é limpa, colorida, iluminada, e tudo isso faz parte dessa transformação que nós estamos implementando na nossa cidade. Pessoas que retornam a Manaus, depois de visitar a cidade há três, quatro anos, mencionam o quanto nossa cidade está diferente, está mais bonita. Isso é uma forma de reconhecimento, de agradecimento, ao trabalho que todos esses profissionais têm feito pela cidade de Manaus”, enfatizou o prefeito.

O evento, com uma programação que incluiu apresentações culturais e musicais, almoço especial e sorteios de brindes oferecidos aos trabalhadores, contou com a presença de garis da capinação, poda, lavagem, coleta, limpeza de igarapés, paisagismo, coleta seletiva, além de servidores administrativos da sede, dos cemitérios e do aterro.

Investimento no trabalhador

O titular da Semulsp, Altervi Moreira, ressaltou as oportunidades de crescimento profissional na pasta, oferecidas aos servidores. “A Semulsp, por meio de empresas terceirizadas, promove oficinas e treinamentos para aqueles que desejam crescer na instituição. E nesse dia, quero desejar parabéns a todos os garis pelo seu dia. Uma das profissões mais importantes para a nossa sociedade e que são essenciais para a nossa Manaus”, destacou o secretário.

Adriana Mello faz parte da equipe dos Garis da Alegria. Ela entrou na Semulsp em 2005, quando a prefeitura estava recrutando profissionais para a área de limpeza pública. Mello foi gari do segundo turno do Terminal 5. Em seguida, assumiu uma equipe como líder no Centro. Em 2008 passou a ser líder de uma equipe de articulação comunitária, depois atuou na coleta seletiva e atualmente é integrante dos Garis da Alegria, grupo lúdico de educação ambiental.

“Eu sempre tive oportunidades de desenvolver o meu trabalho com o apoio dos secretários, participando de eventos e ações da prefeitura. Eles, como pessoas, sempre me apoiaram no meu trabalho e acreditaram no meu profissionalismo como servidora. Eu tenho um imenso orgulho de fazer parte da Semulsp”, revelou.

Embelezamento dos espaços

A Semulsp também realiza a manutenção e reforma de diversos espaços públicos, entre praças, trevos e triângulos, que estão ganhando uma nova cara e atraindo pessoas de todas as idades para a prática de exercícios físicos ou aproveitar momentos de lazer.

Os espaços recebem serviços como poda, capinação, lavagem, varrição, jardinagem e pintura com mosaico. Além disso, os locais que recebem as ações da Prefeitura de Manaus, por meio do trabalho dos garis, ganham monumentos, bancos, lixeiras, sinalização, iluminação e em algumas, até academia ao ar livre.

Texto – Divulgação / Semcom

Fotos – Antonio Pereira e Dhyeizo Lemos

Publicidade

Facebook