Estamos nas Redes

Prefeitura

Campanha de combate à exploração sexual infantil da Prefeitura de Manaus leva mensagem de alerta a vários pontos da cidade

Publicado

on

Nesta quarta-feira, 18/5, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou diversas atividades pedagógicas voltadas à discussão do tema, como abordagens sociais, fixação de cartazes, distribuição de material informativo e rodas de conversa.

“Não poderíamos deixar de realizar essas atividades, ainda mais no dia de hoje. Estamos aqui orientando a população para que as pessoas se sensibilizem e busquem aderir à campanha no enfrentamento ao abuso e exploração sexual. Precisamos extirpar esse problema, que vem causando tanta dor a essas crianças. Precisamos defender os seus direitos e levantar essa bandeira, vindo às ruas e demonstrando apoio”, enfatizou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Na área da Manaus Moderna, servidores das secretarias municipais e estaduais de Assistência Social, em conjunto com membros de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), realizaram, no entorno da feira, uma grande ação de sensibilização, levando a mensagem de cuidado com crianças e adolescente às embarcações e comércios locais.

Para Ítala Rodrigues, coordenadora da Rede de Proteção, projeto da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e que trabalha diretamente nos centros de convivência administrados pelo Estado, ao escolher uma área tão movimentada para realizar essas atividades, a ação conseguiu atingir um grande número de pessoas. “Creio que realmente conseguimos passar para as pessoas que é um dever de todos proteger as nossas crianças e que é importante denunciar esses casos de abuso”, ressaltou.

A dona de casa Francisca Lima Pinto, de 53 anos, destacou a importância de uma sociedade que se mobilize na luta pelos direitos das crianças. “Precisamos mostrar que estamos aqui, que elas podem confiar na gente e que, hoje em dia, tem gente que pode ajudar. Na minha época não tinha, era difícil, mas hoje a informação está em todo lugar, inclusive com a secretaria realizando esse trabalho maravilhoso”, afirmou.

Contando um pouco sobre sua experiência como abordador social, Vitor Martins, do Instituto Jovens do Futuro, reforça a importância da campanha e de outras ações na realidade amazonense, que ainda possui pontos onde a informação é de difícil acesso.

“É uma realidade gravíssima que afeta não apenas a capital, mas todo o interior do Estado, onde acaba tendo ainda mais força por conta de toda uma série de problemas sociais. Até para conseguir se aproximar dessas vítimas e mostrar que estamos aqui para ajudar é difícil, muitos ficam desconfiados no começo, mas é nosso papel levar apoio a essas pessoas”, salientou.

Campanha Maio Laranja:

Com o lema “Você é peça fundamental contra a exploração de crianças e adolescentes”, a campanha Maio Laranja, da Prefeitura de Manaus e alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, teve início na última quinta-feira, 11, e seguirá por todo o mês.

Segundo a titular da Semasc, é importante ressaltar que a atuação do poder público municipal na garantia de direitos de crianças e adolescentes acontece ao longo de todo o ano, por meio da atuação de secretarias municipais e seus serviços de atendimento ao público.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Publicidade

Facebook