Estamos nas Redes

Internacional

Yellen diz que lei nos EUA não permite confisco de ativos do BC russo

Publicado

on

Reconstrução da Ucrânia começa a ser debatida

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse hoje (18), que não seria legal os Estados Unidos confiscarem ativos congelados do Banco Central da Rússia para ajudar a reconstruir a Ucrânia após o término da invasão russa.

Ela afirmou a repórteres – antes de uma reunião dos ministros das Finanças do G7 em Bonn, na Alemanha, – que os Estados Unidos e seus aliados bloquearam cerca de US$ 300 bilhões em ativos do Banco Central da Rússia.

As discussões estão apenas começando entre os aliados ocidentais sobre como financiar a reconstrução de longo prazo da Ucrânia e se esses ativos russos congelados podem desempenhar um papel.

Destruição

“Acho muito natural que, considerando a enorme destruição na Ucrânia e os enormes custos de reconstrução que eles enfrentarão, contemos com a ajuda da Rússia para pagar pelo menos uma parte do preço envolvido”, afirmou Yellen.

“Dito isso, enquanto estamos começando a analisar isso, não seria legal agora nos Estados Unidos que o governo confiscasse esses ativos. Não é algo legalmente permitido nos Estados Unidos,” garantiu.

Foto: Internet
Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Facebook