Estamos nas Redes

Internacional

Bolsonaro marca presença na Cúpula das Américas, onde terá sua primeira reunião com Biden

Publicado

on

O encontro deve acontecer ainda nesta quinta (9)

A Cúpula das Américas se iniciou na última quarta-feira (8), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Sem ter participado da cerimônia de abertura, o presidente Jair Bolsonaro deve ter sua primeira reunião com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (9).

Em discurso feito na durante a abertura do evento, Biden destacou que a democracia “é o ingrediente essencial para o futuro”, além de defender a unidade e o diálogo entre os países americanos.

O discurso vem em meio a um cenário conflituoso na política americana, tendo em vista que os governos de Cuba, Nicarágua e Venezuela foram excluídos da Cúpula por Washington considerá-los ditaduras. Em resposta a decisão estadunidense, os governos de México, Bolívia, Honduras e Guatemala decidiram não comparecer ao evento.

O próprio Jair Bolsonaro foi relutante em ir à Cúpula das Américas, tendo em vista sua pouca afinidade com Joe Biden, já que o presidente brasileiro é admirador declarado de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e principal rival de Biden nas eleições estadunidenses de 2020.

Além disso, Biden tem sido ativo ao se posicionar do lado ucraniano no conflito entre Rússia e Ucrânia, liderando uma mobilização no ocidente. Bolsonaro, por outro lado, tem adotado uma postura neutra em relação a guerra.

Foto: Anna Moneymaker/Getty Image North America/Getty Images via AFP

Publicidade

Facebook