Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura destaca relação entre saúde e prevenção à violência contra a pessoa idosa em UBSs

Publicado

on

Com a proposta de promover a reflexão sobre a valorização da pessoa idosa, a Prefeitura de Manaus realiza, no período de 13 a 17 de junho, ações de educação em saúde voltadas à prevenção da violência a esse segmento social. A programação, que será desenvolvida nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é uma forma de apoio à rede de proteção.

O trabalho de sensibilização, que tem como referência o dia 15 de junho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como marco para repudiar a violência contra a população idosa, será realizada pelo Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, a partir de atividades educativas com os usuários atendidos nas unidades de saúde.

Em uma abordagem simples e objetiva, as equipes da Semsa vão mostrar como a promoção à saúde cria as bases para a autonomia e o protagonismo social do público envelhescente (pessoas a partir dos 50 anos) e idoso.

Para o titular da Semsa, Djalma Coelho, o processo de educação em saúde é importante para que a sociedade mude sua concepção acerca do envelhecimento e encare a promoção à saúde como fundamental para garantir a qualidade de vida da população idosa.

“A prevenção à violência contra a pessoa idosa está diretamente relacionada à qualidade de saúde, que cria as condições para o seu protagonismo. Quanto mais ativo física e mentalmente, mais possibilidade esse idoso terá de criar relacionamentos sociais, ficando menos vulnerável às formas de violência. Por isso, é importante que todos nós modifiquemos nosso olhar partindo do princípio de que o envelhecimento é um processo e que, para cada pessoa, as mudanças físicas, comportamentais e sociais se desenvolvem em ritmos diferentes”, assinalou.

Carteira de serviços

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso, enfermeira Eliny Rocha, destaca que a Rede de Atenção Primária tem avançado na oferta de serviços de promoção de saúde à pessoa idosa.

Ela explica que na carteira de serviços da atenção primária estão incluídas consultas médicas, e pontua que a avaliação multidimensional, que permite a análise da funcionalidade e outras condições de risco que podem comprometer a vida do usuário da terceira idade, são importantes para prestar um serviço de saúde mais direcionado a esse público.

“A avaliação multidimensional da pessoa idosa é um exame de rastreio que verifica a vulnerabilidade física do idoso na comunidade, possibilitando identificar se esse usuário é autônomo e independente, se está em risco de fragilização ou se é um idoso fragilizado. A partir dessas informações os profissionais de saúde podem conduzir o atendimento ao idoso de forma mais qualificada”, destacou.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Camila Batista/Semsa

Publicidade

Facebook