Estamos nas Redes

Esportes

Flamengo segue líder em nova pesquisa sobre tamanho das torcidas

Publicado

on

Clube tem 24% da preferência nacional, seguido por Corinthians, São Paulo e Palmeiras

O Flamengo se mantém com a maior torcida do Brasil, indica pesquisa da Sport Track divulgada nesta terça-feira em um relatório da consultoria Convocados, em parceria com a XP. O levantamento indica que 24% dos brasileiros torcem para o Flamengo, número superior ao dos últimos anos (era 22,5% em 2020 e 19,5% em 2018). Logo atrás, aparecem, na ordem, Corinthians (18%), São Paulo (11,5%) e Palmeiras (9,8%). Entre os times do Nordeste, Sport é o primeiro citado, configurando na 13ª colocação nacional. Com informações são do portal ge.

“A distância do Flamengo para o Corinthians é relevante. O Corinthians é um time de alcance nacional, mas o Flamengo é o mais nacional de todos. A concentração é grande e puxada pela explicação dos clubes internacionais, que falamos do pilar da vitória, da exposição, do desejo pela competição. O time que ganha a Libertadores cresce, e vamos ver este reflexo na torcida do Palmeiras em alguns anos”, explicou, ao ge, Rafael Plastina, CEO da Sport Track.

Nos números de 2022, chama a atenção a presença do Grêmio como quinto clube de maior torcida, à frente do Vasco, consolidando, agora com margem maior, uma vantagem que já havia aparecido na pesquisa anterior – mas que não se reflete na média história do levantamento, feito desde 1993. O Tricolor também segue em vantagem sobre o Inter: 4,7% contra 2,9% no total de entrevistados.

Também se consolida a maior presença de torcedores do Atlético-MG em comparação com o rival Cruzeiro. O Galo foi identificado como time do coração de 3,7% das pessoas, contra 2,8% da Raposa. É uma inversão quando se analisam os números de 2018 (4,5% para o Cruzeiro e 3,1% para o Atlético-MG) e a média histórica (3,4% para o Cruzeiro e 2,3% para o Atlético-MG).

Diferença de Idade

A pesquisa ainda mostrou que Cruzeiro e Flamengo têm as torcidas mais jovens do país, com 60% e 54%, respectivamente, na faixa de 16 a 34 anos. Santos e Fluminense, de acordo com o estudo, possuem os torcedores mais velhos. O Tricolor carioca conta com 47% na faixa de 34 a 54 anos e com 28% acima de 55. Já o Peixe, com 31% entre 34 e 54 anos e 23% superior a 55.l

Publicidade

Facebook