Conecte-se Conosco

GOVERNO FEDERAL

PCDT atualizado da Transmissão Vertical para HIV, sífilis e hepatites virais está disponível

Publicado

em

Documento estabelece critérios para diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças no SUS

Já está disponível para consulta a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais (PCDT-TV 2022), que traz orientações sobre o manejo das mulheres quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O documento também trata das questões relacionadas à prevenção, ao diagnóstico e tratamento das IST, especialmente da sífilis, das hepatites virais B e C e da infecção pelo HIV em gestantes e crianças expostas.

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS) para estabelecer os critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e posologias recomendadas e o acompanhamento e verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS.

Dentre as atualizações do PCDT-TV está a mudança na recomendação do esquema preferencial de terapia antirretroviral em gestantes vivendo com HIV em início de tratamento. Outra alteração refere-se à mudança na classificação dos estágios da sífilis e intervalo de aplicação de doses de penicilina em gestante no tratamento da sífilis. Já na prevenção de transmissão vertical das hepatites virais, a mudança está na recomendação de rastreio para hepatite C durante o pré-natal e na recomendação sobre o momento do uso da terapia profilática para hepatite B (HBV).

Acesse o PCDT.

Ministério da Saúde