Estamos nas Redes

Amazonas

4 casos suspeitos de varíola dos macacos são investigados pela FVS no Amazonas

Publicado

on

Subiu para quatro o número de casos suspeitos da monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos, no Amazonas. Até o momento, o estado tem um caso confirmado laboratorialmente e um caso já descartado. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) neste domingo (31).

De acordo com o meio o cenário epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), os quatro casos suspeitos estão em investigação.

Neste domingo (31), dois homens, com idades entre 30 e 45 anos, sem registro de viagem recente ou contato com estrangeiros, passaram a ter os sintomas investigados. Ambos tiveram material coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

Até a última sexta-feira (29/7), outros dois homens, com idade entre 20 e 30 anos, com histórico de viagem recente a outros estados brasileiros já estavam em investigação. Os casos foram notificados nos dias 27 e 28 de julho deste ano.

As investigações dos quatro casos seguem a cargo do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

As amostras serão submetidas a exames realizados pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). Por protocolo nacional, uma segunda amostra de cada um dos pacientes será encaminhada ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais, também para diagnóstico.

Segundo a FVS, todos os pacientes estão estáveis, se recuperando em domicílio e em isolamento. A investigação domiciliar acerca dos casos suspeitos está sendo realizada pelo CIEVS Manaus.

Caso confirmado

Atualmente, o Amazonas tem um caso confirmado para monkeypox. A FVS informou que o paciente está estável, recuperando-se em domicílio e em isolamento. O caso foi confirmado pelas autoridades em saúde estaduais na última quinta-feira (28).

Nova definição do Ministério da Saúde

De acordo com a nova definição do Ministério da Saúde (MS), pessoas de qualquer idade que apresentem início súbito de lesões mucosas e ou erupção cutânea aguda sugestiva de monkeypox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral), proctite ou edema peniano, podem representar casos suspeitos.

“Os sintomas podem estar associados ou não a outros sinais como lesões profundas e bem circunscritas, muitas vezes com umbilicação central; e progressão da lesão através de estágios sequenciais específicos como máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas”, destacou a FVS-AM.

Publicidade

Facebook